19/04/2024 17:54:17

27/04/2010 00:00:00

Especiais


Especiais

com tudonanahora // blog do ricardo mota

A Maternidade Santa Mônica vive mais uma das suas sucessivas e incontáveis crises. Desde o dia 20 de abril, dez recém-nascidos chegaram a óbito na unidade, sete delas, provavelmente, por infecção hospitalar. 

Eu conversei com profissionais que trabalham na Santa Mônica e com a diretora médica do hospital, Sirlene Patriota. Todos confirmam a gravidade da situação. Em relação às mortes de recém-nascidos, a diretora disse que só no último domingo, três tiveram como causa a infecção hospitalar, mas que precisava checar os outros casos. 

Há problemas e problemas na Santa Mônica. O principal deles, hoje, é a falta de profissionais para trabalhar na única maternidade do Estado que atende os casos de gravidez de alto risco. Segundo a médica Sirlene Patriota, há 28 vagas para neonatologistas, mas não há profissionais disponíveis em Alagoas que aceitem a contratação, mesmo que provisória – seja pela o nível estressante do trabalho, seja pela baixa remuneração. 

Mas não é só isso: falta, hoje, material básico de consumo na maternidade. Coisas simples como, por exemplo, fraldas, soro, sacos de lixo, sabão – ou seja, o mínimo necessário para que o atendimento às parturientes e aos recém-nascidos tenham algum padrão de qualidade aceitável.

Segundo uma das médicas que trabalham na UTI neonatal – que tem dezoito leitos –, a situação já é do conhecimento dos dirigentes da própria maternidade, da Reitoria da Uncisal, da Secretaria de Saúde e até do Ministério Público. Mas as providências, mais uma vez, ainda não foram adotadas.

A questão da contratação de profissionais é mais difícil de ser resolvida. Como consequência, contou a mencionada  médica, no plantão da Unidade de Terapia Intensiva há apenas um profissional para atender a dezoito bebês. E a carência não é só de médicos – atinge também outras profissões.

A própria diretora médica afirmou que a falta de material básico de consumo, por sua vez, só faz agravar um quadro que já é desesperador.

Sem contar o fato de que a Santa Mônica recebe pacientes de todo o estado e que chegam à maternidade já em situação próxima do óbito. Encontrando um hospital sem médicos em número suficiente e sem material básico de consumo, as consequências são bastante previsíveis.

Há de se ressaltar o trabalho quase que de militante dos profissionais que se mantém no serviço. Não se sabe por quanto tempo ainda.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News