26/04/2024 01:46:13

14/04/2010 00:00:00

Especiais


Especiais

com tudonahora // josenildo tôrres

O corpo do ex-governador Luis Abílio de Souza Neto, que morreu nesta quarta-feira no Hospital Memorial Arthur Ramos, em Maceió, foi sepultado no final da tarde desta quarta-feira, no cemitério Parque das Flores, com honras de chefe de Estado. Diante de salva de tiros da Polícia Militar e de um discurso emocionado do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), a cerimônia fúnebre foi acompanhada por familiares, amigos, ex-colaboradores e personalidades políticas e empresariais.

Antes do sepultamento, diversas personalidades ressaltaram o perfil conciliador de Abílio, que sempre se destacou pelo diálogo equilibrado. “Estou aqui para pedir perdão a Abílio, que aguentou ser caluniado por aqueles que agora estão no poder, mesmo sendo um homem honesto, que foi o responsável pelo sucesso do nosso segundo mandato e que soube dialogar com todos, inclusive com os servidores públicos, que estão carentes de alguém assim hoje”, frisou aos prantos o ex-governador Ronaldo Lessa.

Opinião que foi compartilhada pela vereadora de Maceió, Heloísa Helena (Psol), que conviveu com Luiz Abílio durante o período em que foi vice-prefeita de Maceió, durante a gestão municipal de Ronaldo Lessa. “Ele era uma figura serena, repleta de serenidade, e que levou a mim e ao Ronaldo [Lessa] a voltarmos ao equilíbrio emocional, pois nós sempre fomos temperamentais”, admitiu em entrevista ao Tudo na Hora.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Alagoas (CREA/AL), Aloísio Ferreira de Souza, afirmou que não tinha palavras para resumir a importância de Luís Abílio. “Ele foi um exemplo na família, na universidade, no Crea e em todas as áreas que atuou. Não falo isso porque ele nos deixou, mas porque temos que reconhecer o seu trabalho, que é valorizado em todo o Brasil”, evidenciou.

Também presente ao sepultamento, representando o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), o empresário Emerson Tenório – que era primo de Luís Abílio – ressaltou a figura "humana e sensível" do ex-governador. “Ele sempre foi sensível e humano, apesar do seu tamanho, da sua grandeza física. Foi um homem probo, comprometido com o bem estar do povo e de uma conduta sempre pacífica, que irá deixar uma grande lacuna em Alagoas e no cenário político do nosso Estado”, afirmou.

Histórico profissional e político

Luís Abilio nasceu no dia 1º de março de 1946 e formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), de onde era professor desde 1972. Foi presidente do CREA/AL de 1988 a 1993 e em razão do seu trabalho no órgão, fez parte da gestão de Ronaldo Lessa na Prefeitura de Maceió e do dois mandatos de Lessa como governador.

Foi chefe de gabinete do município, Secretário Municipal de Governo, presidente do Instituto Municipal de Planejamento e Articulação Regional (Impar) e superintendente Municipal de Transporte e Trânsito da capital. Na administração pública estadual, passou pelo Gabinete Civil, Secretaria de Planejamento e em 2002 foi escolhido para compor a chapa vitoriosa do engenheiro civil Ronaldo Lessa, como vice-governador, passando a sucedê-lo em 2006, quando o titular se afastou para concorrer ao Senador Federal.

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News