23/04/2024 12:24:06

11/04/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com cadaminuto //

Morreu na tarde de hoje no hospital Arthur Ramos o empresário e ex-vice governador do Estado, Geraldo Sampaio, ele foi internado no dia 29 de março, após sofrer uma crise hepática.

Geraldo Sampaio era proprietário da TV Alagoas, situada no bairro do Jacintinho, periferia de Maceió,  e foi vice-governador do Estado na chapa de Ronaldo Lessa, no período de 1999 a 2003.

A pedido do ex-vice governador ele será enterrado amanhã na sua cidade natal, Palmeira dos Indios,para onde pedia insistentemente para ir durante seus últimos momentos de vida. O enterro está previsto para as 17 horas de amanhã, dia 12.

Antes do enterro seu corpo será velado no cemitério Parque das Flores, até as 10 horas da manhã da segunda-feira para que os maceioenses possam dar o último adeus ao empresário.

Quem foi Geraldo Sampaio

Nascido em palmeira dos índios, onde seu pai e seu irmão Gileno foram prefeitos, Geraldo Sampaio iniciou-se na vida pública em 1954, como deputado estadual pela UDN. Ao final de seu mandato, foi indicado pela Assembléia Legislativa Conselheiro do Tribunal e Contas, nos termos do que prescrevia a Constituição do Estado.

Em 1963, tal como permitia a Constituição Federal, como deputado federal pelo mesmo partido, integrou a representação alagoana em Brasília. No pleito de 3 de janeiro de 1965, candidatou-se a governador pelo Movimento Trabalhista Renovador, fundado por Fernando Ferrari, num pleito em que nenhum dos candidatos logrou obter maioria absoluta, como exigia o art. 2º da Emenda Constitucional nº. 13, de 8 de abril do mesmo ano.

Com o fim da intervenção federal decretada em face do art. 4º da mesma Emenda, e em face do Ato Institucional nº. 2, deu-se a eleição indireta pela Assembléia, sendo escolhidos Lamenha Filho governador, e Juca Sampaio, vice-governador, cargo que seu filho Geraldo veio a ocupar na eleição de 1998.

Afastado das lides políticas, na qualidade de membro do Tribunal de Contas, cujos impedimentos a Constituição de 1967 tornou idênticos aos dos magistrados, Geraldo Sampaio não abandonou a vida pública, tendo articulado e participado da eleição de seu irmão José Sampaio, eleito em 1970 o deputado federal mais votado de Alagoas.

Quando começaram a soprar os primeiros ventos da redemocratização com as famosas "16 derrotas que abalaram o Brasil", foi o momento de retomar a vocação interrompida. Na eleição de 1982, viabilizou as candidaturas oposicionistas que seriam o embrião das mudanças que mais tarde viriam a ocorrer no cenário político alagoano, as de José Costa e José Moura Rocha, ao governo e ao senado, pelo PMDB, depois de se recusar a assumir ele mesmo a condição de candidato.

Durante a fase de abstinência, política, Geraldo se dedicou a uma série de empreendimentos na iniciativa privada, como as que ele mencionou na apresentação de seu livro, a Incopel em Palmeira dos Índios, o Parque das Flores e a TV Alagoas, em Maceió, entre outros, como conjuntos residenciais.

Tomou parte ativamente na campanha de Tancredo Neves, participando de outras à presidência da república, e em 1998 foi escolhido vice-governador na coligação popular que levou Ronaldo Lessa a seu primeiro mandato. Em 2002, voltou a se candidatar, ao governo do Estado, pelo PDT, encerrando uma carreira iniciada 50 anos antes.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News