25/04/2024 15:56:14

20/03/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com agêncialagoas // diego barros e tercio cappelo

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), inicia na próxima terça-feira (23), em Delmiro Gouveia, o calendário de distribuição de sementes para os agricultores familiares, que este ano prevê o atendimento de cerca de 70 mil famílias, número superior ao de 2009, quando 45 mil foram beneficiadas.

O Programa de Sementes integra o Programa Alagoas Mais Alimentos, que inclui também o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Agricultura Urbana e Periurbana e Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

Ao todo, R$ 7,7 milhões foram investidos na aquisição de mil toneladas de sementes de milho, feijão, mamona, sorgo, arroz e algodão para atender agricultores em todos os 102 municípios. Outras 350 toneladas de sementes crioulas foram cedidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Mais uma novidade este ano é a cessão para uso de máquinas e ferramentas para fortalecer os bancos comunitários de sementes. De acordo com a superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Inês Pacheco, cerca de R$ 4,3 milhões foram investidos na aquisição desses materiais. “Também iremos promover a capacitação dos agricultores e o monitoramento no uso desses materiais e no plantio das sementes”, ressalta Inês Pacheco.

Apenas para a Gerência Regional da Seagri em Delmiro Gouveia, que envolve oito municípios, serão destinadas mais de 36,7 toneladas de sementes, que deverão beneficiar 4 mil famílias de agricultores familiares. Também serão destinadas sementes para os movimentos sociais, associações e cooperativas, como Ceapa, Capial, MLST, MST, MTL, CPT, Barriga Cheia, Amigreal, comunidades quilombolas e Fundação Nacional do Índio (Funai).



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News