30/04/2024 08:40:48

19/03/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com revistamunicipal //

Pegar o carro e sair singrando as rodovias por aí é um experiência excitante. Fiz isso no final de semana. Coloquei no carro três mulheres - isso mesmo, três mulheres - e segui rumo a duas cidades do litoral sul de Alagoas: Jequiá da Praia e Coruripe. A AL 101 Sul tem uma asfalto irregular e milhares de remendos, que, por ora, nos livram dos buracos. Mas é bom ter cuidado. Aqui e ali eles aparecem, de repente. Se o motorista não tiver habilidade, bumm - lá se vai um pneu.

Já conhecia as duas, pois tive a oportunidade de registrar em vídeo suas belíssimas praias para o programa Alagoas de Norte a Sul, pela TV Pajuçara - Record.

Mas desta vez foi diferente. As prefeituras dos dois municípios deram um apoio fundamental (Levi e Jean Bertoldo em Jequiá, Marcela e Angélica em Coruripe) e pude registrar em fotos lugares de uma beleza indescritível, que precisam ser conhecidos por todos os alagoanos.

O cardápio é variado. Embora o foco da viagem fosse a praia, visitei rios, lagoas, morros e uma vegetação rica, que ora é formada de coqueiros, ora de mata atlântica.

Foram dois dias de exploração e emoções fortes, regados, claro, a peixadas, camarão ao coco e massunim.

A primeira parada foi em Jequiá da Praia, a 68 Km de Maceió. Chegamos a um povoado acolhedor, chamado Lagoa Azeda. O lugar possui uma rua apertada, cercada de casas por todos os lados. Algumas residências de veraneio, e muitas de pescadores.

Descemos do carro no meio da manhã, sob um sol enlouquecedor. À nossa frente, um mar bravio, mas intensamente bonito. A praia tem os arrecifes que acompanham todo o nosso litoral, mas em Lagoa Azeda é diferente. As pedras beijam a areia e produzem um visual único.

É preciso conhecer bem o local para se aventurar num banho. O povoado tem como atividade principal a pesca - principalmente a do camarão. Os barcos, com seus braços abertos segurando as imensas redes, estão por toda a parte. Como se não bastasse tamanha beleza, de lá é possível ainda ver as falésias de Jacarecica do Sul. Quer mais?

Como é voltada basicamente para a pesca, Lagoa Azeda tem uma estrutura muita simples de bares e recebe muita gente que gosta de acampar. Muitas vezes, o povoado é invadido também por mergulhadores, em busca de observar os restos do navio Itapagé, torpedeado em 26 de setembro de 1943, pelo submarino alemão U-161, ocasião em que morreram 22 de seus 106 ocupantes.

Fonte: Marcus Toledo



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News