23/04/2024 20:03:19

18/03/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com agênciaalagoas //

O município de Palmeira dos Índios foi selecionado para receber apoio do governo federal para implantar cozinhas comunitárias. No país, apenas cinco cidades foram selecionadas no Edital Público nº 08/2010, disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Além de Palmeira dos Índios, em Alagoas, serão contemplados com a cozinha comunitária os municípios de Ocara e Iracema, no Ceará; Campo Belo, em Minas Gerais, e Santarém, na Paraíba.

No final de fevereiro, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) realizou uma mesa técnica com representantes de todos os municípios elegíveis para auxiliar na elaboração das propostas para concorrer na Seleção Pública do Edital que havia sido lançado.

Participaram desta mesa técnica os municípios de Cajueiro, Lagoa da Canoa, Mata Grande, Palmeira dos Índios, Pariconha, Santana do Ipanema e São José da Tapera.

Para este edital, só poderiam concorrer os municípios que tivessem uma população de até 100 mil habitantes. Palmeira dos Índios já havia concorrido no ano passado, mas não conseguiu a habilitação por falta de alguns documentos. Este ano, a proposta foi adequada às exigências do novo edital e o resultado final foi a aprovação.

Para a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, esta foi mais uma vitória da assistência social no Estado. “Será implantado em Palmeira dos Índios um equipamento público de segurança alimentar, garantindo o direito humano à alimentação adequada através da oferta de alimentos seguros com baixo custo ou até sem custo para a população”, destacou.

Juntos, os cinco municípios selecionados vão receber R$ 2 milhões do Ministério para a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, execução de obras e instalações, aquisição de equipamentos, materiais permanentes e de consumo novos.

De acordo com o MDS, os projetos foram selecionados conforme critérios de pontuação que levaram em conta a caracterização da realidade socioterritorial e a situação de insegurança alimentar das famílias, a capacidade de gestão e integração das políticas de desenvolvimento social e combate à fome e a qualificação da proposta.

As cozinhas comunitárias funcionam como atividade de oferta de refeições e apoio à captação e distribuição dos gêneros alimentícios oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos. Também servem de espaço para a realização de atendimento social e nutricional, bem como para o desenvolvimento de atividades de qualificação profissional e promoção da alimentação saudável junto aos funcionários e beneficiários.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News