16/04/2024 20:11:40

26/02/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com tudonahora //

A Defesa Civil de Alagoas está preocupada com a barragem da Mata da Cafurna, na aldeia indígena Xucuru-Kariri, em Palmeira dos Índios. Na última quarta-feira, uma reunião discutiu medidas para garantir a sustentação do paredão.

Segundo a Defesa Civil, foi visualizada uma erosão na construção – o que pode causar o rompimento da parede do reservatório e ocasionar graves danos aos moradores e ao meio ambiente. A água poderia chegar ao centro da cidade e inundar casas e estabelecimentos comerciais.

Localizado no Agreste, Palmeira dos Índios tem a terceira maior população de Alagoas, com 70 mil habiantes. A barragem da Cafurna tem aproximadamente 22 metros de profundidade e foi construída na década de 40. desde lá ela nunca passou por manutenção.

Segundo o o secretário executivo da Defesa Civil,  tenente-coronel Denildson Cruz, o Corpo de Bombeiros já enviou equipes à reserva para verificar o problema. “Confirmamos a vulnerabilidade da barragem e o risco que ela oferece à população. No entanto, não podemos fazer nada sem autorização da Funai, já que a barragem está em área indígena. Caso a barragem rompa, a água vai atingir mais dois reservatórios”, afirmou.

No ano passado, para diminuir o volume de água, a prefeitura chegou a realizar um bombeamento, que resultou numa diminuiçõa de vazão de 1,5 metro.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 25
Notícias Agora
Google News