25/04/2024 12:36:57

Justiça
30/06/2022 15:00:00

Justiça Federal amplia condenação de ex-prefeito de Traipu por desvio de verbas


Justiça Federal amplia condenação de ex-prefeito de Traipu por desvio de verbas

Condenado por desviar verbas da educação, o ex-prefeito de Traipu, Marcos Antônio dos Santos, teve a pena ampliada por decisão unânime da Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). A sentença é de nove anos, quatro meses e 15 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado.

Ele também se tornou inabilitado, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação. Nas eleições de 2020, os jovens filhos do ex-gestor da cidade, Lucas e Marcela Santos, foram eleitos prefeito e vice, respectivamente.

O ex-gestor foi denunciado por desviar recursos federais repassados ao município por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate).

Marcos Santos havia sido condenado duas vezes e, por isso, recorreu ao TRF5, na busca pela absolvição. O Ministério Público Federal (MPF), autor da ação penal, também interpôs apelação, no intuito de ampliar a condenação do ex-prefeito.

A Terceira Turma do TRF5 deu provimento ao recurso do MPF, condenando o ex-gestor municipal, por duas vezes, também pelo crime previsto no artigo 1º, III, do Decreto-Lei 201/67, que consiste em “desviar, ou aplicar indevidamente, rendas ou verbas públicas”.

folha de alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News