29/04/2024 11:42:07

Geral
27/06/2022 00:00:00

Putin fará primeira viagem ao exterior desde o início da guerra na Ucrânia


Putin fará primeira viagem ao exterior desde o início da guerra na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, visitará dois pequenos ex-Estados soviéticos na Ásia Central nesta semana, informou a televisão estatal russa neste domingo, no que será a primeira viagem conhecida do líder russo ao exterior desde que ordenou a invasão da Ucrânia.

A invasão em 24 de fevereiro já matou milhares de pessoas, deslocou outros milhões e levou a severas sanções financeiras do Ocidente, que Putin diz ser uma razão para construir laços comerciais mais fortes com outras potências como China, Índia e Irã.

Pavel Zarubin, correspondente do Kremlin da TV estatal Rossiya 1, disse que Putin visitará o Tadjiquistão e o Turcomenistão e depois se encontrará com o presidente indonésio, Joko Widodo, para conversas em Moscou.

Em Dushanbe, Putin se encontrará com o presidente tadjique, Imomali Rakhmon, um aliado próximo da Rússia e o governante mais antigo de um ex-Estado soviético. Em Ashkhabad, ele participará de uma cúpula de nações do Cáspio, incluindo os líderes do Azerbaijão, Cazaquistão, Irã e Turcomenistão, disse Zarubin.

A última viagem conhecida de Putin fora da Rússia foi uma visita a Pequim no início de fevereiro, onde ele e o presidente chinês, Xi Jinping, revelaram um tratado de amizade "sem limites" horas antes de ambos comparecerem à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.

(Reportagem de Guy Faulconbridge)

yahoo notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 47
Notícias Agora
Google News