28/03/2024 17:26:42

Governo
14/06/2022 13:00:00

Destaque no país, Alagoas vai zerar déficit carcerário nos próximos meses após investimentos


Destaque no país, Alagoas vai zerar déficit carcerário nos próximos meses após investimentos

Em pouco tempo, Alagoas será um dos poucos estados brasileiros a não registrar déficit carcerário. Obras em andamento garantirão mais dignidade dentro do sistema prisional, sem superlotação. A situação é inédita, graças aos investimentos feitos pelo governo do Estado, que tem priorizado a dignidade da pessoa sob custódia e dado condições de trabalho aos servidores.

Alagoas tem uma situação que já se destaca em todo o país: entre a população carcerária feminina, é o único estado brasileiro que não tem superlotação. E entre os apenados do sexo masculino, a que existe será zerada com a entrada em operação do novo presídio e ampliação de outra unidade.

A previsão é que, no fim de julho e, no mais tardar, em até 60 dias, a nova unidade prisional e a ampliação da Penitenciária de Segurança Máxima estejam prontas e garantam mais de 1,3 mil vagas no estado.

Com a entrega do novo presídio, em Maceió, serão disponibilizadas 1.008 vagas e mais 308 com a reforma da Penitenciária de Segurança Máxima, que atualmente tem 700 vagas. Com isso, o déficit carcerário, que gira em torno de 1,1 mil, será superado em Alagoas.

Segundo Marconi Henrique Cerqueira, da Chefia de Manutenção Predial da Seris, o investimento com obras no sistema prisional para construção da nova unidade e ampliação da penitenciária – com recursos próprios e de repasse do Detran – fica em torno de R$ 111 milhões. “Devemos concluir as obras do novo presídio até o fim de julho, o mesmo deve ocorrer com a ampliação da penitenciária. Ou seja, devemos resolver o excedente do sistema”, disse o engenheiro.

Marconi Cerqueira cita ainda os trabalhos de pavimentação asfáltica de todo perímetro interno de circulação e trânsito, numa extensão total de 1,4 km, no sistema prisional alagoano, além de intervenções previstas para o Presídio Santa Luzia, com ampliações para o próximo ano.

Regina Carvalho/ Seris

correio dos municipios



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News