28/03/2024 08:11:30

Coronavirus
11/06/2022 09:00:00

Apenas 23% das crianças estão com esquema vacinal em dia no estado; Sesau faz alerta


Apenas 23% das crianças estão com esquema vacinal em dia no estado; Sesau faz alerta

O Grupo Técnico da sala de situação da covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esteve reunido para avaliar os dados dos boletins diários da doença, onde ficou constatado que Alagoas não possui situação de alerta em relação ao novo coronavírus. No entanto, a preocupação gira em torno da cobertura vacinal entre crianças de 5 a 11 anos, já que menos de 30% foram vacinadas com as duas doses.

Para fins de avaliação, o GT leva em consideração número de casos, de internações e de óbitos por Covid-19 entre as semanas epidemiológicas. Também são analisadas a cobertura vacinal, a sazonalidade do vírus e o uso de máscara em locais obrigatórios de acordo com o último decreto estadual sobre distanciamento social, divulgado em 15 de março deste ano.

Com isso, foi possível detectar que em Alagoas a situação atual está sob controle com relação ao novo coronavírus. Isso porque, até a última semana epidemiológica, não há repercussão nos óbitos, apesar de um leve aumento no número de testes positivos no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), o que já era esperado em razão da sazonalidade do vírus nesta época de chuva.

VACINAÇÃO

Segundo análise feita durante a reunião, as principais preocupações do grupo técnico giram em torno da cobertura vacinal, especialmente entre as crianças de 5 a 11 anos, onde menos de 30% foram vacinadas com as duas doses da vacina, conforme o Vacinômetro. 

Geonice Peixoto, secretária executiva de Ações de Saúde da Sesau, afirma que a situação não é grave e que a Sesau está sempre monitorando os dados. “A situação está sob controle, pois não há aumento no número de internações, nem de óbitos. Além disso, estamos longe de atingir a ocupação de leitos que já alcançamos durante os picos de Covid-19, em meses anteriores”, esclareceu.

agência alagoas

cada minuto



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News