23/04/2024 16:37:02

Alagoas
08/06/2022 19:00:00

Ameaçados de extinção: 60 papagaios serão reintroduzidos na natureza


Ameaçados de extinção: 60 papagaios serão reintroduzidos na natureza

60 papagaios-chauás, espécie considerada em extinção, chegarão a Alagoas nesta quarta-feira (8) para serem reintroduzidas na natureza. A iniciativa conta com o plano de ação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e tem a participação do Grupo Gestor, junto com o Ministério Público de Alagoas (MPE), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Batalhão de Proteção Ambiental (BPMA), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio/CEMAVE e as usinas, Caeté, Sumauma, Utinga e Grupo Luís Jatobá.

Segundo o secretário da Semarh, Gino César, os pássaros serão levados à sede do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), onde passarão por várias etapas, como avaliação das condições de saúde e formação de casais para futuro acasalamento, antes de serem reintroduzidas à natureza.

“Após todas as etapas concluídas, elas serão reintroduzidas em matas preservadas das empresas parceiras do Plano. Este é uma das mais importantes ações de preservação de um papagaio ameaçado na América do Sul”, afirma o secretário Gino César.

Sobre a espécie

O chauá (nome científico: Amazona rhodocorytha), também é uma espécie brasileira de papagaio que está ameaçada de extinção. Ele é endêmico das florestas tropicais no leste do Brasil, costumava ser encontrado em toda a região, mas agora está restrito a alguns dos maiores blocos de floresta remanescentes.

Em Alagoas, ele é encontrado em São Miguel dos Campos, no leste do estado de Alagoas. O resto deste estado parece ser um habitat adequado, mas não foi observado sua presença lá recentemente.

O papagaio-chauá possui uma coroa em um vermelho vivo, que se esvai em marrom arroxeado na parte de trás da cabeça. As bochechas e o pescoço são azuis e a plumagem das asas e do corpo é verde com manchas escuras na parte de trás do pescoço. Manchas pretas e vermelhas podem ser vistas nas asas quando estão abertas e as penas da cauda têm marcas vermelhas e são amareladas. O bico e as pernas são cinza e a íris do olho é marrom-alaranjada.

repórter maceió



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News