24/04/2024 06:46:08

Saúde
06/06/2022 11:00:00

Alagoas tem um caso suspeito de hepatite de causa desconhecida


Alagoas tem um caso suspeito de hepatite de causa desconhecida

Alagoas tem um caso suspeito de hepatite aguda de causa desconhecida. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou neste sábado (4) que é um caso suspeito de hepatite aguda grave de etiologia a esclarecer em uma adolescente de 12 anos, de Canapi, no interior de Alagoas.

No dia 5 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu a notificação de um aumento repentino de casos de hepatite desconhecida em crianças previamente saudáveis, que apresentavam nos exames laboratoriais enzimas hepáticas acentuadamente elevadas.

Para o diagnóstico da hepatite de causa desconhecida, o Ministério da Saúde adota protocolos que elencam três estágios para os casos:

  • Em 1º, o caso é colocado como “suspeito”;
  • Após, há o estágio “provável”, onde o quadro clínico é compatível com a doença, porém não tem confirmação laboratorial;
  • O quadro é colocado como “confirmado” quando exames laboratoriais atestam a doença.

De acordo com a Sesau, a adolescente precisou de atendimento ambulatorial por causa do aumento das taxas de enzimas no fígado.

A menina não precisou ser hospitalizada e segue sendo monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs).

estadão alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News