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22/05/2022 22:00:00

Abono: mais de 485 mil trabalhadores esqueceram R$ 443 milhões do PIS e Pasep. Veja como consultar e sacar


Abono: mais de 485 mil trabalhadores esqueceram R$ 443 milhões do PIS e Pasep. Veja como consultar e sacar

O calendário de pagamento do abono salarial Pis/Pasep, do ano-base 2020, terminou no fim de março, mas 485.666 trabalhadores ainda têm valores disponíveis para saque. O montante esquecido chega a R$ 443,05 milhões e o benefício pode ser retirado até 29 de dezembro.

A última atualização dos dados foi feita no dia 10 de maio pelo Ministério do Trabalho e Previdência. A maior parte dos saques ainda disponíveis é do abono do Pasep, para os servidores públicos, com 328.612 benefícios esquecidos no Banco do Brasil que somam R$ 308,01 milhões. Já no abono do Pis, destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, administrado pela Caixa Econômica, são 157.054 disponíveis, que correspondem a um valor de R$ 135.04 milhões

Os trabalhadores com direito ao abono salarial começaram a receber o benefício em 8 de fevereiro de 2022. Neste ano, o total de beneficiários é de 24.255 milhões de trabalhadores, com um volume de recursos liberados de R$ 22,62 bilhões.

Quem tem direito?

Têm direito ao abono quem trabalhou com registro formal por, pelo menos, 30 dias durante o ano-base, recebendo, em média, até dois salários mínimos. Também é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos. Ainda é necessário que o empregador tenha informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Empregados domésticos, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica não tem direito.

Além disso, a Resolução 838, de 2019, determina que os valores do abono salarial não recebidos em vida pelos titulares ficam assegurados aos dependentes ou sucessores legais.

Como consultar?

Para quem esqueceu de sacar ou ainda está em dúvida se tem algo a receber, é preciso acessar a plataforma de serviços do trabalho no portal Gov.br ou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). O download é gratuito nas lojas virtuais App Store e Play Store.

Para isso, o trabalhador vai precisar do número do CPF e deverá criar uma conta autenticada no portal Gov.br. Após o login, deverá consultar a opção "Benefícios", no menu inferior, e depois selecionar "Abono salarial". Outra opção é ligar para o telefone 158.

Para trabalhadores de empresas privadas, o número da Caixa para saber do PIS é 0800-726-0207. Já para servidores públicos, é possível se informar sobre o Pasep na central de atendimento do Banco do Brasil, pelos números 4004-0001 ou 0800-729-0001, ou ainda pelo site do BB. Basta preencher o número de inscrição do Pasep ou o CPF e a data de nascimento.

Como sacar?

Trabalhadores com conta-corrente ou caderneta poupança na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil recebem o crédito diretamente em conta. Os demais podem procurar os bancos para o saque, levando um documento de identificação oficial com foto e o número do PIS/Pasep. Esse número pode ser checado no site do Meu INSS, pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), no aplicativo do FGTS e no aplicativo Caixa Trabalhador.

Também é possível ter acesso ao valor pelo aplicativo Caixa Tem, ou usando o Cartão do Cidadão com senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas e postos Caixa Aqui.

extra.globo.com



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