23/04/2024 21:04:39

Geral
29/04/2022 19:00:00

Mais de 30 idosos foram assassinados em Alagoas em 2021, diz comissão da OAB

Homens são maioria das vítimas; armas de fogo e armas branca foram os instrumentos mais usados


Mais de 30 idosos foram assassinados em Alagoas em 2021, diz comissão da OAB

Mais de 30 idosos foram assassinados no Estado de Alagoas em 2021, é o que aponta um relatório divulgado nesta quinta-feira (28) pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). O levantamento, elaborado pela Comissão Especial do Idoso da OAB/AL, aponta que os homens lideram as estatísticas e são as principais vítimas.

Foram contabilizadas, ao longo de 2021, doze mortes provocadas por arma de fogo e 12 por arma branca ou instrumentos contundentes. Também foram registrados cinco homicídios por espancamento e duas mortes por esganadura ou estrangulamento. Do total de vítimas, vinte e quatro são homens e sete são mulheres, conforme o relatório. A Ordem dos Advogados tem atuado acompanhando os casos junto à Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual para garantir a apuração dos fatos e a punição dos responsáveis pelos crimes.

Os crimes ocorreram em Maceió, onde foram registrados seis casos, e no interior do estado, com 25 casos. Arapiraca, Rio Largo, Piaçabuçu, Mata Grande e São Sebastião registraram dois casos cada. Os números tomam como base dados disponibilizados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e informações divulgadas pela imprensa local.

Além de assassinatos, a Comissão Especial do Idoso tem registrado casos de crimes patrimoniais contra a pessoa idosa, retenção de cartões magnéticos para desvio de pensões ou proventos de idosos, denúncias de maus tratos, de cárcere privado, de isolamento, de negligência nos cuidados com o idoso e de espancamentos.

Segundo Gilberto Irineu, presidente da Comissão Especial do Idoso, com a divulgação do relatório, a OAB/AL espera chamar atenção para a situação de vulnerabilidade em que se encontra a população de pessoas idosas no estado. “Hoje nosso estado não conta sequer com um abrigo público para a população idosa”, destaca. “Estamos convocando toda a sociedade e os conselhos e entidades da pessoa idosa para se engajar nessa causa”, acrescenta Gilberto Irineu.

A presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Maria Betânia Jatobá, ressaltou a iniciativa da Ordem e lembrou que esta é a primeira vez que o Conselho é convidado pela entidade para dialogar sobre políticas públicas para idosos. “A OAB tem um papel importantíssimo e tem sido muito parceira. Temos muito o que avançar e precisamos fortalecer a rede que atua na proteção e no cuidado ao idoso”, finaliza.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News