19/04/2024 04:20:48

Educação
24/02/2022 15:00:00

Maceió ganha a 1° Olimpíada de Língua Portuguesa; projeto beneficia escolas da rede municipal


Maceió ganha a 1° Olimpíada de Língua Portuguesa; projeto beneficia escolas da rede municipal

Com o objetivo de incentivar a leitura e a criatividade literária dos estudantes, a Prefeitura de Maceió lançou, nesta quarta-feira (23), a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) de Maceió, que traz como tema 'Maceió: um olhar para a cultura local'. Cerca de 90 escolas da rede pública municipal de ensino participam do projeto, que tem como homenageado o poeta e escritor alagoano, Lêdo Ivo.

A solenidade de abertura ocorreu na quadra da Escola Municipal Rui Palmeira, localizada no bairro Vergel do Lago. Estavam no local mais de 30 pessoas, entre elas, o vice-prefeito, Ronaldo Lessa, o secretário da Educação, professor Elder Maia, alunos, professores e outras autoridades do Município.

Lessa realizou um discurso durante o evento agradecendo às pessoas que estão contribuindo para a cultura no Município. O vice-prefeito falou da importância de ícones da literatura alagoana, como o escritor Graciliano Ramos. Para ele, a Olimpíada dá a oportunidade aos alunos de escrever poesias e registrar na escrita poética as suas vivências.

"A literatura é a forma de escrever que faz a gente viajar. Conhecemos o mundo através da nossa língua e do pensamento que esses poemas ensejam na nossa vida, ao nos identificarmos quando lemos essas histórias. Eu já fui professor e hoje sei que tudo na vida, tudo que a gente pode sonhar, ou simplesmente amar, vai depender da escola e dessas ações. A escola é da sociedade, os alunos, funcionários e os pais devem participar", enfatizou o vice-prefeito.

Um grupo de arte-educadoras contou histórias sobre a importância da leitura e da imaginação infantil. O professor e poeta, Emanuel Galvão, declamou textos de Lêdo Ivo. Adultos e crianças interagiam com o grupo e alegraram o ambiente com leituras e contação de histórias.

O secretário Municipal de Educação, professor Elder Maia, destacou que a língua portuguesa nos leva a mundos infinitos e motiva a nossa imaginação.

"Eu sou absolutamente apaixonado pela língua, qualquer espaço que eu tenho, eu sou um leitor contumaz. Me tornei professor, pesquisador, secretário porque a eloquência da língua nos leva a mundos infinitos. Qualquer lugar que a gente chega basta a gente usar as palavras corretamente, que a gente consegue ter uma série de benefícios. Esta é a nossa língua materna. Não há nada mais fascinante do que o mundo do imaginário", revelou Elder.

Oficina

A oficina de Língua Portuguesa será uma das ações integradas à olimpíada, que contará com a participação do professor Emanuel Galvão e outros docentes. A ação acontece de março a julho deste ano e terá dois encontros por mês em cada escola. A oficina é direcionada para os alunos do Ensino Fundamental e para a qualificação de professores.

"A proposta é levar até as crianças em primeiro lugar o contato com os escritores, porque há uma distância muito grande. Muitas crianças ficaram empolgadas porque nunca tinham visto um escritor. E a metodologia será levar alguns textos de autores alagoanos, dos alunos e professores. Essa interação junto aos estudantes faz com que eles se animem. Haverá também um plano pedagógico junto aos professores", explicou o professor Emanuel Galvão.

O objetivo da oficina é preparar o aluno para que ele consiga realizar seus textos. Depois disso, a direção da escola escolhe algumas destas escritas para concorrer na olimpíada.

"Que essa olimpíada estimule nossos alunos, o interesse pela leitura, pela escrita, que desperte os sonhos, a imaginação", disse a diretora da escola Rui Palmeira, Vera Cavalcante.

Inscrições para a OLP

As inscrições para a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió acontecem do dia 3 a 11 de março deste ano. Os alunos do 1º ao 5º e do 6º ao 9º anos poderão concorrer ao 1º, 2º e 3º lugares, escrevendo textos de três gêneros: poemas, memórias literárias e crônicas, com assuntos sobre questões socioculturais do Município.

O processo de seleção dos textos será realizado em duas etapas. Cada texto será escolhido nas respectivas escolas e depois os vencedores serão selecionados pela Semed.

Premiação

Primeiro lugar geral

Tablet e viagem para Coimbra, Portugal

Segundo lugar geral:

Tablet e viagem para o Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras (ABL)

Terceiro lugar geral

Tablet e viagem para São Paulo, para conhecer o Museu da Língua Portuguesa

alagoas alerta



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News