28/03/2024 08:41:50

Mundo
23/02/2022 06:00:00

"Não temos medo de ninguém", diz presidente da Ucrânia

Zelenski prega diplomacia, mas afirma que país está pronto para se defender, após Rússia reconhecer regiões separatistas.


Em pronunciamento à nação nas primeiras horas desta terça-feira (22/02), o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, acusou a Rússia de arruinar os esforços de paz direcionados para uma resolução do conflito no leste do país e rejeitou fazer qualquer concessão de seu território.

Horas depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconhecer a independência das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, Zelenski se reuniu com o Conselho de Segurança de seu governo e fez uma forte defesa da soberania de seu país.

Em seu pronunciamento, ele afirmou que seu governo tinha a intenção de resolver o conflito através da diplomacia, mas que o país está pronto para se defender, se necessário.

"Estamos comprometidos com o caminho pacífico e diplomático, o qual seguiremos", disse o presidente. "Mas, estamos em nossa própria terra; não temos medo de nada nem de ninguém, não devemos nada a ninguém, e não cederemos nada a quem quer que seja."

"O reconhecimento da independência das regiões ocupadas em Donetsk e Lugansk pode constituir uma retirada unilateral dos acordos de Minsk", declarou, se referindo ao processo de paz iniciado em 2015, mediado por Alemanha e França, que busca uma resolução pacífica para o conflito. 

Frustração com o Ocidente

Seu governo vinha expressando frustração com a recusa do Ocidente em impor sanções preventivas, depois de a Rússia acumular mais de 100 mil soldados na fronteira com a Ucrânia nas últimas semanas.

"Aguardamos ações de apoio claras e efetivas por parte de nossos parceiros", disse Zelenski. "Será muito importante vermos quem são nossos verdadeiros amigos e parceiros, e quem continuará a assustar a Federação Russa apenas com palavras."

O presidente assegurou que Kiev não reagirá a provocações e afirmou que o único sonho de seu país é a "paz na Ucrânia".

rc (dpa, Reuters)



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News