25/04/2024 00:49:16

Justiça
23/02/2022 09:00:00

Justiça cassa mandatos de vereadores por candidaturas fictícias: "não tiveram nem os votos delas"


Justiça cassa mandatos de vereadores por candidaturas fictícias:

O desembargador eleitoral, Felini de Oliveira Wanderley, rejeitou o recurso apresentado pelos vereadores eleitos pelo MDB, no município de Belo Monte, e manteve a primeira decisão da Justiça Eleitoral sobre a cassação dos mandatos e a recontagem dos votos na cidade, devido a fraude eleitoral na cota de gênero. 

Na decisão, publicada no Diário Oficial do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, o  desembargador enfatizou que as duas candidatas mantidas pela chapa do MDB atuaram de forma fictícia durante o pleito eleitoral e não obtiveram nenhum votação, nem mesmo os próprios votos. 

O magistrado rejeitou a alegação apresentada pelos parlamentares de que as duas mulheres haviam desistido da campanha eleitoral, mas não houve um comunicado oficial e a substituição das duas dentro da chapa para compor a cota feminina que é 30%. 

"Dito isso, consigno que, nos presentes autos, ficou configurada a fraude à lei, pois as então "candidatas" Maria Quitéria Balbino e Juciara Medeiros de Melo  praticaram conduta incompatível com a moralidade que deve imperar no pleito, por meio de ficção, fingimento, na tentativa de iludir a Justiça Eleitoral de que elas seriam candidatas, quando, na realidade: a) não obtiveram votação nenhuma (nem mesmo tiveram o voto delas - Id 9283623 da AIJE nº 0600450-40.2020.6.02.0029); b) não realizaram nenhum ato de campanha eleitoral, posto que não fizeram visitas a eleitores, não participaram de comícios, carreatas, caminhadas/passeatas etc. (não guarneceram os autos com nenhuma prova em contrário a essa afirmativa); c) não realizaram propaganda eleitoral, nem mesmo em redes sociais (não guarneceram os autos com nenhuma prova em contrário a essa afirmativa); d) não anunciaram a sua candidatura perante o eleitorado. Sequer produzindo material gráfico de campanha (não guarneceram os autos com nenhuma prova em contrário a essa afirmativa); e) não realizaram nenhum gasto de campanha", diz trecho da decisão. 

Com rejeição do recurso, o magistrado determinou a recontagem dos votos no município e a perda dos mandatos dos vereadores Mário Sergio Goes, conhecido como Sérgio Miú, José Rocha Sobrinho, Zé Rocha, Winas Gomes Silva, Neguinho de Jorge. 

cada minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News