25/04/2024 14:30:17

Mundo
20/02/2022 04:00:00

Tempestade Eunice atinge Europa e deixa seis mortos


Tempestade Eunice atinge Europa e deixa seis mortos

A tempestade Eunice atingiu o Reino Unido e a Irlanda nesta sexta-feira (18) antes de se deslocar para o norte do continente europeu, deixando seis mortos e grandes interrupções no transporte.

Centenas de voos, trens e balsas foram canceladas no noroeste da Europa devido aos fortes ventos de mais de 195 km/h, que bateram recordes no sul da Inglaterra, menos de 48 horas depois que a tempestade Dudley deixou pelo menos cinco mortos no continente.

Um homem de 60 anos morreu no sudeste da República da Irlanda ao ser atingido pela queda de uma árvore, informou a polícia.

Duas pessoas — uma delas em um carro — morreram devido à queda de árvores na Holanda, de acordo com os serviços de emergência locais, que elevaram seu nível de alerta ao máximo.

Na Bélgica, um homem de 79 anos que morava em um barco na marina de Ypres, no oeste do país, morreu ao cair na água, segundo a imprensa local.

Em Londres, uma mulher de 30 anos foi morta por uma árvore que caiu em seu carro. Perto de Liverpool, um homem de 50 anos morreu após seu veículo ser atingido por destroços, segundo a polícia britânica.

Na costa sul da Inglaterra, a tempestade levantou uma onda violenta. Em Londres, as ruas ficaram quase desertas.

“Peço a todos os londrinos que fiquem em casa, não se arrisquem e não viajem a menos que seja absolutamente essencial”, declarou o prefeito Sadiq Khan, alertando para o fato de que “ventos extremamente fortes na capital podem provocar a queda de escombros e danos aos edifícios”, pondo em risco a vida de pessoas.

Dominando a cidade a partir da margem sul do rio Tâmisa, a London Eye, a roda-gigante mais alta da Europa e a terceira maior do mundo, com 135 metros de altura, permaneceu fechada para “a segurança dos visitantes”.

O serviço meteorológico britânico havia colocado o sudoeste da Inglaterra e o sul do País de Gales em alerta vermelho — o nível mais alto — no dia anterior, mas nesta manhã emitiu um segundo alerta máximo, desta vez para o sudeste do país, que pela primeira vez desde que esse sistema começou a ser usado, em 2011, inclui Londres.

Mais de 70 mil casas ficaram sem eletricidade na Inglaterra e cerca de 80 mil na vizinha Irlanda. As autoridades alertaram para a possibilidade de inundações graves e um “risco particularmente alto” de acidentes nas rodovias. Várias escolas permaneceram fechadas.

“Todos devemos seguir os conselhos e tomar precauções para nos manter seguros”, tuitou o primeiro-ministro Boris Johnson, enquanto o secretário de Estado para a Segurança, Damian Hinds, pediu à população que “fique em segurança”, enfatizando que o Exército está pronto para lidar com o efeitos de Eunice, uma das tempestades mais violentas em três décadas.

Cerca de 130 mil residências ficaram sem energia na tarde de sexta-feira no norte da França, afirmou a rede elétrica Enedis em comunicado.

agoranoticiasbrasil.com.br

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News