20/04/2024 02:38:58

Utilidade Pública
19/02/2022 09:00:00

Hemoal tem apenas 27,6% do estoque de sangue necessário e apela por doações

Postos de coleta em Maceió e Arapiraca estarão abertos durante este sábado (19)


Hemoal tem apenas 27,6% do estoque de sangue necessário e apela por doações

Das 300 bolsas de sangue necessárias diariamente, nesta sexta-feira (18), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) dispõe de apenas 83, o que representa 27,6% do percentual mínimo. Diante desta realidade, o órgão apela novamente por doações e abre as Unidades Maceió e Arapiraca neste sábado (19), além de realizar coleta externa.

Em Maceió, o Posto de Coleta do Hemoal, situado no bairro Trapiche, funciona neste sábado (19), das 7h30 às 17h. Já em Arapiraca, o Posto de Coleta localizado no bairro Centro, abre das 7h às 12h e das 13h às 16h, além de captar doadores na Igreja Santa de Jesus Cristo, situada no bairro Brasiliana, no horário das 7h às 12h e das 13 às 16h.

“Das oito tipagens sanguíneas do Grupo ABO, todas estão com estoque crítico. Devido ao aumento de casos de Covid-19, tivemos aumento da demanda transfusional, porque muitos pacientes internados necessitam de sangue. Além disso, temos que atender aos casos de emergência e as cirurgias eletivas, o que tem aumentado nosso consumo”, explica a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Além disso, segundo a gerente do Hemoal, as pessoas que testaram positivo para a Covid-19 devem aguardar uma quarentena de 14 dias, contados após a recuperação da doença. “E com o aumento de infectados pelo novo coronavírus, automaticamente há redução do número de voluntários que comparecem aos nossos postos de coleta, seja na capital ou no interior”, ressalta.

Vacinas – No caso dos voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Se o voluntário foi vacinado com a CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, no caso dos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.

Critérios para Doação – Além de estar usando máscara, o candidato à doação de sangue deve ter boa saúde e idade entre 16 e 69 anos. Também é necessário ter no mínimo 50 quilos e comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto.

“Quanto aos voluntários que possuem menos de 18 anos, é obrigatório comparecer ao Hemoal acompanhado dos pais ou responsáveis legais. É importante ressaltar que, se o candidato comparecer ao posto de coleta sem o acompanhante legal e seus documentos, a doação de sangue não será autorizada”, enfatiza a gerente do Hemoal.

Impedimentos – Conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), os voluntários que contraíram hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam proibidos de doar sangue. Com relação à doação de sangue feminina, é proibida, apenas, se a mulher estiver grávida ou amamentando”, salienta Verônica Guedes.

gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News