28/03/2024 17:34:49

Polícia
18/02/2022 05:00:00

Assaltantes fazem operador da Casal refém e deixam 18 cidades sem água


Assaltantes fazem operador da Casal refém e deixam 18 cidades sem água

A Estação Elevatória de Água Tratada, em Pão de Açúcar, foi invadida por assaltantes, nessa quarta-feira (16), e o operador plantonista da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) foi feito refém. Os criminosos roubaram equipamentos elétricos da estrutura que faz parte do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira e, devido aos danos, o abastecimento de água para 18 cidades da região segue paralisado. Ninguém foi preso até o momento.

Segundo informações passadas pela assessoria da Casal, o assalto aconteceu enquanto profissionais da Unidade de Negócio Bacia Leiteira trabalhavam na manutenção de conjuntos motobombas da Estação Elevatória de Água Tratada 2, que fica na divisa entre os municípios de São José da Tapera e Pão de Açúcar.

Devido a essa manutenção emergencial, o abastecimento da região já estava há alguns dias com restrição e, antes do assalto na EEAT 1, o sistema estava operando com cerca de 65% da capacidade. A manutenção estava perto do fim e a expectativa era fazer os testes e retomar a capacidade plena do sistema ainda esta semana. Porém, a ação criminosa trouxe novas deficiências e o sistema foi totalmente paralisado.

A EEAT 2 recebe a água bombeada pela EEAT 1, a qual é enviada posteriormente para um reservatório-pulmão em Olho D’água das Flores e, de lá, é distribuída para as 18 cidades atendidas. Mas devido ao assalto, a EEAT 1 está inoperante e, assim, a água não pode ser bombeada para as demais estruturas do sistema.

Durante o crime, o operador plantonista da estação ficou sob domínio dos criminosos até as  21h, e só foi liberado depois que  os suspeitos danificaram os quadros eletrônicos e fugiram . Eles levaram cabos de força de alimentação e distribuição. A Companhia já comunicou a situação à Polícia Civil, por meio do registro de Boletim de Ocorrência (BO), e aguarda que as investigações apontem os suspeitos ou recuperam os materiais roubados.

Recebem água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira as seguintes cidades: Batalha, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. Vários povoados desses municípios também são atendidos pela Casal e, assim como os centros urbanos, estão com o abastecimento prejudicado.

tnha1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News