24/04/2024 11:51:18

Acidente
18/02/2022 06:00:00

Poluição provoca 9 milhões de mortes prematuras por ano, aponta relatório da ONU


Poluição provoca 9 milhões de mortes prematuras por ano, aponta relatório da ONU

A poluição provocada por Estados e empresas causa mais mortes em todo o mundo do que a Covid-19, aponta um relatório ambiental da ONU divulgado nesta terça-feira (15). O documento pede uma "ação imediata e ambiciosa" para banir certos produtos químicos tóxicos.

A contaminação por pesticidas, plásticos e lixo eletrônico viola os direitos humanos e causa pelo menos 9 milhões de mortes prematuras por ano, afirma o relatório, sublinhando que o problema continua sendo amplamente negligenciado.

A pandemia de coronavírus provocou cerca de 5,9 milhões de mortes, de acordo com o agregador de dados Worldometer.

“As abordagens atuais para gerenciar os riscos representados por poluição e substâncias tóxicas claramente estão falhando, resultando em violações generalizadas das leis para um ambiente limpo, saudável e sustentável", afirma o autor do relatório, David Boyd.

O documento deve ser apresentado em março ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, órgão que reconhece o acesso a um ambiente seguro e saudável como um direito fundamental.

O documento pede a proibição de polifluoroalquis ou perfluoroalquis, substâncias artificiais usadas em produtos domésticos, como panelas antiaderentes. Elas estão associadas a um risco aumentado de câncer e são consideradas como "produtos químicos eternos" porque não se degradam facilmente.

yahoo notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News