18/04/2024 23:21:30

Acidente
17/02/2022 22:00:00

Poluição causa mais mortes que Covid e ação é urgente, diz especialista da ONU


Poluição causa mais mortes que Covid e ação é urgente, diz especialista da ONU

(Reuters) - A poluição por Estados e empresas está contribuindo para mais mortes em todo o mundo do que a Covid-19, mostrou um relatório ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado nesta terça-feira, pedindo "ação imediata e ambiciosa" para banir alguns produtos químicos tóxicos.

O relatório informa que a poluição por pesticidas, plásticos e lixo eletrônico está causando violações generalizadas dos direitos humanos, bem como pelo menos 9 milhões de mortes prematuras por ano, e que o problema está sendo amplamente ignorado.

A pandemia de coronavírus causou cerca de 5,9 milhões de mortes, segundo o compilador de dados Worldometer.

"As abordagens atuais para gerenciar os riscos representados pela poluição e substâncias tóxicas estão claramente fracassando, resultando em violações generalizadas do direito a um ambiente limpo, saudável e sustentável”, concluiu o autor do documento, o relator especial da ONU David Boyd.

A ser apresentado no próximo mês ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, que declarou um meio ambiente limpo como um direito humano, o relatório foi publicado no site do Conselho nesta terça-feira.

A chefe de direitos humanos da ONU, Michelle Bachelet, chamou as ameaças ambientais de o maior desafio de direitos globais, e um número crescente de casos de justiça climática e ambiental estão invocando os direitos humanos com sucesso.

yahoo notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News