28/03/2024 18:30:11

Meio Ambiente
15/02/2022 00:00:00

Cientistas da ONU estudam as dramáticas mudanças a curto prazo do aquecimento global


Cientistas da ONU estudam as dramáticas mudanças a curto prazo do aquecimento global

A revisão por 195 países da segunda parte do sexto relatório científico do IPCC, grupo de especialistas em clima da ONU, começou nesta segunda-feira (14). Uma primeira parte deste relatório foi publicada em agosto passado, sendo dedicada às previsões de aumento de temperatura global. Esta segunda parte aborda os impactos do aquecimento global sobre a vida no planeta e a necessária adaptação dos nossos estilos de vida.

No ano passado, especialistas em clima da ONU alertaram que as temperaturas atingiriam o limite de 1,5°C adicional até 2030, dez anos antes do esperado inicialmente. Após mais de um século e meio de desenvolvimento econômico baseado em combustíveis fósseis – carvão, petróleo ou mesmo gás – o mundo aqueceu cerca de 1,1°C em relação à era pré-industrial.

Um planeta sem barreiras de coral e morto de sede

Mas o que isso significa em termos práticos, afinal? Segundo os especialistas, entre 70 e 90% dos recifes de coral correm o risco de desaparecer, e essa porcentagem subiria para 99% se o limite de 2°C fosse ultrapassado.

O aumento das temperaturas derreterá pelo menos um terço das geleiras do Himalaia antes do final do século, mesmo com um aquecimento contido de 1,5°C. O derretimento das geleiras no Himalaia e na Cordilheira dos Andes vai fatalmente ameaçar o abastecimento de água para milhões de pessoas que vivem rio abaixo.

O nível do mar, se nos mantivermos em +1,5°C, terá subido de 26 cm para 77 cm até 2100, de acordo com as projeções. A +2°C seriam 10 cm a mais, ou seja, até 10 milhões de pessoas adicionais afetadas. Isso tudo, até 2030.

"Desafios nunca foram tão elevados"

yahoo notícias



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News