24/04/2024 19:18:19

Coronavirus
14/02/2022 17:00:00

Adoecimento de médicos por Covid-19 em Alagoas preocupa sindicato

Dificuldade de substituição de profissionais da linha de frente afastados prejudica enfrentamento da pandemia


Adoecimento de médicos por Covid-19 em Alagoas preocupa sindicato

O adoecimento de profissionais da saúde por Covid-19 tem dificultado o enfrentamento da doença nos hospitais, devido à dificuldade de substituição, segundo o Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL).

Em reportagem publicada pela Gazeta, em dezembro do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que 6,3% do total de casos confirmados de Covid no Estado são de profissionais de saúde. Mais de 6,4 mil profissionais havia, então, sido infectados pelo coronavírus em Alagoas.

“A vacina está evitando óbitos, mas, ainda assim, podemos ser infectados pelo vírus. E, quando um médico testa positivo, nem todas as unidades de atendimento conseguem um substituto com agilidade. Não está sendo fácil fazer as substituições”, disse o presidente do sindicato, Marcos Holanda.

Marcos ressaltou que as equipes de saúde estão cheias de novatos com pouca experiência de assistência em situação de pandemia. “Apesar disso, todas as unidades de Alagoas estão com o quadro médico completo”, destacou.

“Quando um [médico] com bastante experiência sai por motivo de doença entra outro. Tem muito recém-formado, mas não há escassez de profissionais”, completou Holanda.

A geriatra Amanda Gomes, de 28 anos, era recém-formada quando precisou substituir outro profissional, em agosto de 2020, em um hospital particular de Maceió. Ele testou positivo para a Covid e se afastou das funções.

“Entrei só para substituir mesmo, sem garantias de que ficaria fixa no hospital. Era um período caótico, casos e mais casos do vírus, e eu não tinha a experiência de muitos lá, como também estava com medo de ser infectada. Um misto de sentimentos. Mas me ajudou muito profissionalmente. Mas, como disse, não foi um período legal. Muita correria, muitos profissionais infectados e nem tínhamos a vacina. Houve muitas substituições. E eu tinha contato direto com idosos”, relembrou.

gazetaweb


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News