26/04/2024 05:14:29

Mundo
09/02/2022 04:00:00

Cerca de 30 jihadistas foram mortos por soldados malineses e força europeia Takuba


Cerca de 30 jihadistas foram mortos por soldados malineses e força europeia Takuba

Cerca de trinta jihadistas foram mortos no Mali no início de fevereiro pelas forças europeias do grupo Takuba e as forças armadas malianas, informou o Estado-Maior da França nesta terça-feira (8).

O anúncio desta operação realizada na região malinesa de Liptako surge em um momento de fortes tensões diplomáticas entre o governo malinês e a França.

O Estado-Maior francês especificou que esta operação foi realizada de 1º a 6 de fevereiro na chamada zona das "três fronteiras" entre Mali, Burkina Faso e Níger.

O futuro da força Takuba, criada em 2020 por iniciativa da França e da qual participam cerca de dez países europeus, está ameaçado devido à hostilidade da junta que está no poder no Mali.

Diante de uma junta militar hostil do Mali que acaba de expulsar o embaixador francês e exige a saída de um contingente dinamarquês, a França tem até meados de fevereiro para decidir com seus parceiros europeus o futuro de sua presença militar no país africano.

A França participa de combates no Mali desde 2013, com um balanço de 53 soldados franceses mortos. O grupo Takuba é formado por cerca de 800 militares que trabalham em missões conjuntas com o exército maliano.

dab/fz/eg/mb/ic/mvv



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News