28/03/2024 23:35:05

Acidente
08/02/2022 07:00:00

Escolas tem 17 de março para responder a 2ª etapa do Censo Escolar 2021

Instituições públicas e privadas devem informar dados sobre aprovação, reprovação, transferência e evasão de estudantes


Escolas tem 17 de março para responder a 2ª etapa do Censo Escolar 2021

Escolas públicas e privadas de todo o país têm até 17 de março para responderem à segunda etapa do Censo Escolar 2021. As unidades devem acessar o Sistema Educacenso, o qual está aberto desde o dia 1º, e preencher dados relativos ao Módulo Situação do Aluno (aprovação, reprovação, transferência, abandono de estudantes).

Além disso, será necessário responder ao questionário eletrônico “Resposta Educacional à Pandemia de COVID-19 no Brasil”. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Censo Escolar, a pesquisa visa identificar as ações pedagógicas e sanitárias empreendidas pelas escolas brasileiras no enfrentamento à disseminação da COVID-19 e os impactos que essas medidas tiveram no calendário escolar.

Cartilha

Para orientar as unidades no preenchimento, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio de sua Supervisão de Estatística e Avaliação Educacional, organizou uma cartilha para esclarecer as principais dúvidas dos gestores escolares. O documento está disponível para download no site da Seduc.

“A partir dessas informações, alguns indicadores podem ser mensurados, a exemplo das taxas de reprovação, aprovação, abandono e o próprio Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. Esses dados subsidiarão a formulação de políticas públicas educacionais e, por isso, é essencial que todas as escolas respondam ao Censo. Pensando nas eventuais dúvidas que os gestores possam ter, organizamos essa cartilha que traz esclarecimentos importantes”, explica Ivandelma Gabriel, coordenadora estadual do Censo e supervisora de Estatística e Avaliação Educacional da Seduc.

Ela lembra ainda que, no dia 04 de abril, o Inep vai divulgar os dados preliminares do levantamento e reabrir o sistema para correção, procedimento que poderá ser efetuado até o dia 18 de abril. A previsão é que os dados finais da segunda etapa sejam veiculados em 19 de maio.

todo segundo



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News