23/04/2024 19:50:13

Educação
06/02/2022 19:00:00

Quase 70 mil alagoanos esperam pela nota do Enem e estudantes podem cursar faculdades em Portugal


Quase 70 mil alagoanos esperam pela nota do Enem e estudantes podem cursar faculdades em Portugal

Com data marcada para o próximo dia 11 de Fevereiro, o resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem sido aguardado com muita ansiedade em todo país. As provas foram realizadas em Novembro do ano passado em 1.747 municípios e envolveram pouco mais de três milhões de participantes. Somente em Alagoas, 69.198 inscritos realizaram as provas, seja por meio impresso ou digital. 

Com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem completa este ano 24 anos de existência. De 1998 até hoje passou por atualizações e desde 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior e a nota passou a ser utilizada para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Mas, um detalhe importante tem mexido com o sonho de muita gente que busca melhorar a sua qualificação no exterior. É que as notas obtidas podem ser utilizadas em mais de 50 instituições de educação superior em Portugal graças a um acordo de cooperação educacional entre os dois países.

A oportunidade de estudar na Europa se tornou um grande filão de mercado, tanto que faculdades, universidades e institutos disputam de forma acirrada o estudante brasileiro e ofertam o acesso desde a uma simples graduação e cursos técnicos, passando por pós graduações, mestrados e doutorados. Essa condição só passou a ser possível com a mudança na legislação portuguesa. 

 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News