25/04/2024 07:30:39

Política
06/02/2022 14:00:00

Três pontos para entender a distribuição do fundo eleitoral de 2022


Três pontos para entender a distribuição do fundo eleitoral de 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu como os recursos do fundo eleitoral serão distribuídos. Sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em 24 de janeiro, o fundo conta com R$ 4,9 bilhões de reais para 2022, a serem distribuídos entre os 33 partidos registrados na Corte.

Confira em três pontos as principais mudanças:

1) Como vai ser feita a distribuição dos recursos? 

A resolução do TSE, que define as regras para a distribuição do fundo, foi aprovada em dezembro de 2021. O texto aponta que as federações partidárias — união de partidos políticos para disputar as eleições — vão ser tradas como uma só legenda. Ou seja, vão receber o repasse equivalente para um partido único.

Todas as siglas têm direito a 2% cada da quantia total dos recursos, tanto do fundo eleitoral como do fundo partidário. Cerca de 35% vai ser divido entre partidos com ao menos um deputado federal, proporcionalmente aos votos que receberam nas eleições de 2018.

Já as siglas com bancadas na Câmara vão dividir 48% dos fundos totais, de acordo com a proporção de representação na Casa. Os 15% restantes do total vão ser divididos de forma propocional entre os partidos com representantes no Senado Federal.

Para o cálculo dos recursos de forma proporcional, deputados que mudaram de legenda não serão computados e os votos de parlamentares negros e negras vão ser contados em dobro.

Dentro da legenda, os critérios para a distribuição dos recursos são do diretório, no entanto, devem cumprir a legislação eleitoral, como a cota de gênero de 30% dos recursos para candidatas mulheres.

2) Qual vai ser a logística de distribuição do dinheiro?

Os recursos do fundo eleitoral vão ser distribuidos até 1° de junho de 2022. A Secretaria de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade (SOF) fará a transferência dos recursos orçamentários e financeiros do fundo para a Secretaria de Administração (SAD). Esta última vai distribuir os recursos aos diretórios nacionais dos partidos.

3) Qual a diferença entre fundo eleitoral e fundo partidário?

O fundo eleitoral e o fundo partidário são as duas fontes de recurso dos partidos brasileiros para financiar campanhas de candidatos nas eleições. O primeiro, também conhecido como Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), é distribuído somente no ano da eleição e tem como principal objetivo o financiamento das campanhas.

Já o segundo, o fundo partidário ou Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, é distribuído mensalmente para a manutenção e despesas das siglas, como contas de água, luz, aluguel, passagens aéreas, entre outras.

O dinheiro para o fundo partidário vem de dotações orçamentárias da União, multas e penalidades pecuniárias de natureza eleitoral e doações de pessoas físicas. Regido pela Lei nº 9.096/1995, a Lei dos Partidos Políticos, o fundo partidário é a fonte de recursos mais antiga para as legendas e ficou até 2017, quando foi criado o fundo eleitoral, sendo a única.

Desde então, o fundo eleitoral é uma das principais fontes de receita para a realização das campanhas eleitorais. O total de recursos é definido pela Lei Orçamentária Anual (LOA) e transferido pelo Tesouro Nacional ao TSE.

agoranoticiasbrasil.com.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News