23/04/2024 17:20:21

Saúde
06/02/2022 09:00:00

ORTOPEDIA: Parceria entre Hospital Veredas e UFPE amplia rede de profissionais de ortopedia no Estado de Alagoas


ORTOPEDIA: Parceria entre Hospital Veredas e UFPE amplia rede de profissionais de ortopedia no Estado de Alagoas

Mantendo sua tradição de hospital escola, o Hospital Veredas firmou recentemente uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para abertura de vagas de residência médica, em ortopedia, na instituição de saúde em Maceió.

A residência médica do Veredas é uma das principais referências em ortopedia de Alagoas e sua estrutura moderna garante qualidade no ensino para os estudantes, bem como segurança e conforto para os pacientes atendidos, além de colaborar para o conhecimento e formação de novos médicos.

Composta por seis residentes, o programa de residência do Hospital Veredas tem como responsáveis o Dr. Reinaldo Fernandes e o Dr. Rogério Barboza, referências na área de ortopedia e traumatologia no Estado.

O reconhecimento da instituição como referência em ortopedia já é nítido na primeira fase do programa. Um exemplo disso é que o médico formado pela Universidade Federal de Alagoas e residente do primeiro ano (R1) de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de Recife (UFPE), Dr. Joceilton Rodrigues, resolveu voltar à Maceió para complementar a sua formação no hospital maceioense. Com esse retorno, a instituição de saúde terá o reforço do médico por um mês e isso contribuirá para descongestionar o alto número de atendimentos.

“No Hospital das Clinicas em Recife temos como ponto forte a área de ortopedia, ao vir para o Hospital Veredas tive a oportunidade de avançar na área de trauma. Foi um período bem proveitoso para minha formação, onde pude conviver com excelentes profissionais, tive a oportunidade de dialogar sobre casos diferentes e o que estava sendo desenvolvido em cada uma das áreas, além de trocar muitas experiências valiosas para minha formação”, afirmou Joceilton Rodrigues.

Para a residente Clarissa Monteiro, esse novo programa permite uma troca de conhecimentos entre profissionais das duas instituições, o Hospital Veredas e a Universidade Federal de Pernambuco, e ainda beneficia a população que será atendida por profissionais cada vez mais qualificados.

Tradição
Segundo o Dr. Rogério Barboza, supervisor do serviço de residência em ortopedia e traumatologia, a residência do Hospital Veredas é a mais tradicional de Alagoas.

“São mais de 30 anos capacitando profissionais e possibilitando que nossos residentes possam ter aulas teóricas e práticas com sub especialistas em traumatologia, cirurgia do pé, oncologia, cirurgia do ombro, cirurgia do joelho, ortopedia pediátrica e cirurgia de coluna”, pontuou.

Crescimento
Para o presidente do hospital, Edgar Antunes Neto, a expectativa é que esse programa proporcione resultados extremamente positivos.

“Além das mudanças estruturais da parte física, otimizamos também nossos processos e garantimos a continuidade da formação dos nossos novos médicos que são um grande investimento para toda população. Confiamos no nosso programa e esperamos colher resultados positivos”, avalia.

Pé torto
Entre tantas inovações, a residência em ortopedia e traumatologia do Hospital Veredas também conta com o Núcleo de Assistência do Pé Torto, que presta assistência a toda criança em Alagoas que nasce com a deformidade no pé, tornando o hospital o único a oferecer esse tipo de serviço no Estado.

a notícia alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News