28/03/2024 11:23:17

Geral
05/02/2022 19:00:00

Ministros de Bolsonaro entregam 600 moradias a pessoas de baixa renda no Pilar

O empreendimento, que integra o Programa Casa Verde e Amarela, recebeu R$ 45 milhões de investimentos federais


Ministros de Bolsonaro entregam 600 moradias a pessoas de baixa renda no Pilar

O ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, esteve em Alagoas, nesta sexta-feira (4), para fazer a entrega de conjuntos habitacionais no município do Pilar. Ao lado do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (Progressistas) e do representante do senador Collor (PROS), Euclydes Mello, o ministro entregou 600 moradias a famílias de baixa renda, beneficiando mais de 2,5 mil pessoas. O empreendimento, que integra o Programa Casa Verde e Amarela, recebeu R$ 45 milhões de investimentos federais, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Casas são entregues no município do Pilar - Foto: Ailton Cruz

O ministro Rogério Marinho falou sobre a satisfação de entregar uma obra como esta, que vai dar dignidade a tantas famílias alagoanas. "Apesar da enorme dívida que herdamos e que estamos pagando de forma responsável, temos que fazer um esforço para olhar para as pessoa que precisam da ação do governo, da visão, do apoio e da mão amiga de que tem o exercício do poder. Ações como esta dignificam, acolhem a população e permitem que as famílias possam, verdadeiramente, dentro de seus lares, estabelecerem a criação dos seus filhos", falou.

Marinho disse ainda que a habitação deve ser sempre uma prioridade. "Ações como esta precisam ser priorizadas dentro do orçamento, dentro do governo. Não há alegria maior, privilégio maior, do que entrar numa casa como essa ao lado de uma beneficiária, olhar nos olhos dela e perceber a alegria, a satisfação, o sentimento de plenitude, porque ela sabe que, a partir de agora, vai ter condições de, com tranquilidade, criar sua família", ressaltou.

Na solenidade, Euclydes Mello destacou o número de habitações que já foram entregues aos alagoanos durante o governo Bolsonaro, resultado de esforços do senador Collor, que nesta sexta, cumpre agenda de trabalho em Brasília.

“Ao lado do presidente Bolsonaro, Collor tem atuado firmemente para reduzir o grave quadro de déficit habitacional para daqueles que mais precisam em Alagoas. Só em 2021, mais de 20 mil alagoanos foram contemplados pelo governo Bolsonaro com casas em Alagoas. O Programa Casa Verde e Amarela tem feito a diferença na dura realidade de milhões de brasileiros. Com a força do seu trabalho em Brasília, tenho certezas que o senador Collor vai garantir mais moradias de qualidade para os alagoanos”, disse Euclydes.

Euclydes Mello representou o senador Collor na solenidade - Foto: Ailton Cruz

O presidente da Câmara, Arthur Lira, ressaltou todos os esforços feitos pelo governo federal para amenizar os efeitos da pandemia. Disse também que não medirá esforços para derrubar a inflação.

“O governo federal teve importante papel para amenizar o sofrimento do povo durante o pico da pandemia, ofertando o auxílio emergencial enquanto tudo estava fechado. Muito foi feito, mas é preciso ir além. A Câmara dos deputados tem feito a sua parte ao pautar e discutir temas que são importantes no dia a dia. O grave quadro econômico, com inflação e o combustível alto, é um cenário mundial. Com muito trabalho, vamos derrubar a inflação da casa dos dois dígitos. Não vamos medir esforços para isso”, falou.

Lira falou ainda sobre as casas entregues hoje que, segundo ele, são resultado de um trabalho histórico. “Trabalhar pela conquista dessas casas é resultado de um trabalho histórico ao lado do senador Benedito de Lira. A data de hoje marca a entrega de 600 casas, mas, ao longo dos últimos anos, garantimos moradias em diversas cidades de Alagoas. A conquista de moradia muda a realidade daqueles que mais precisam. Todo esse esforço é recompensado ao ver o semblante de felicidade de quem foi contemplado com a moradia”, pontuou o presidente da Câmara.

Durante o evento, o ministro Marcelo Queiroga destacou a importância da atenção básica à saúde, que passa pela moradia digna. “Casa Verde e Amarela são as cores da nossa pátria amada Brasil. O que faz um ministro da Saúde aqui? É dentro de casa que a atenção básica à saúde começa, com moradia digna, saneamento básico. Garantir toda essa rede de proteção social é um compromisso também do governo do presidente Bolsonaro. Moradia digna garante uma melhor realidade para todos os brasileiros, especialmente os mais vulneráveis”, afirmou Queiroga.

O prefeito do Pilar Renato Filho (MDB) falou que a habitação é uma das prioridades da gestão dele. "A habitação tem sido um tema importante na nossa gestão. Tanto com as casas que entregamos, quanto com as casas que estamos reformando nos bairros mais carentes. São 15 mil por casa para dar melhores condições de vida às famílias", destacou o gestor municipal.

O conjunto entregue nesta sexta-feira possui infraestrutura completa de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica e drenagem. Um sonho realizado para as pessoa que, neste momento, não tinham condições de adquirir a casa própria, como é o caso de Maria de Lurdes. “Hoje estou realizando um grande sonho. Nunca pensei em ganhar uma casa e, após tantos anos, consegui. Aos 43 anos, com três filhos e um neto, ter a possibilidade de morar em um ambiente com segurança e tranquilidade é algo que só posso ser grata a Deus. Que outras pessoas possam ter a mesma realização desse grande sonho que estou tendo nessa data”, disse a dona de casa Maria de Lurdes.
 
gazetaweb
 


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News