26/04/2024 00:40:35

Maceió
03/02/2022 09:00:00

Prefeito JHC entrega Palácio da Cultura, sede da FMAC

Espaço na antiga Intendência Municipal também será utilizado como equipamento para produções artísticas e acervos históricos


Prefeito JHC entrega Palácio da Cultura, sede da FMAC

O prefeito de Maceió, JHC, entregou, nesSa terça-feira (1°), a reforma do prédio da antiga Intendência Municipal, que passa a abrigar a sede da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), no Centro. O imóvel secular, que estava abandonado, foi totalmente recuperado e se torna mais um espaço para a valorização cultural da capital.

“Com muita alegria, inauguramos o nosso Palácio da Cultura, esse espaço de criatividade, que vai ser um laboratório para que as manifestações culturais possam nascer aqui dentro. Que aqui a gente possa desenvolver políticas públicas que possam estar presentes nas nossas comunidades”, disse JHC.

Ao se dirigir aos representantes culturais presentes ao evento, o prefeito destacou que a determinação é de ajudar e fazer com que as coisas deem certo.

“Que aqui, cada um possa reavivar suas culturas e suas crenças com respeito. O que vai fazer esse prédio funcionar é o apoio e a perseverança de vocês. Hoje deixamos um legado que ficará para transmitir às futuras gerações”, declarou JHC.

A nova sede expressa um símbolo do poder público municipal com valor histórico e cultural. Com o novo espaço, os maceioenses terão à disposição um palácio à altura para representar a arte e a cultura de Maceió. O intuito do Município é que o órgão também seja usado para produções artísticas e acervos históricos.

O vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, afirmou que o Palácio marca um resgate da cultura.

“Todo o acervo que temos aqui, tudo que é a cultura, todas as expressões musicais mereciam ser colocados num espaço como esse. Estou muito alegre em ver a determinação de não só fazer estrada, escolas, mas também aquilo que não é tangível, e isso é cultura”, disse.

A presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mírian Monte, afirma que, agora, os maceioenses terão à disposição um palácio à altura para representar a arte e a cultura da capital alagoana.

“A Fundação, agora, está no coração de Maceió, no Centro que inspira e respira arte, história, tradição. Aguardamos este momento simbólico, para fazer esta entrega ao povo de Maceió, sobretudo aos artistas da nossa terra, porquanto este edifício, a partir de agora, oficialmente, será o Palácio da Cultura, a maior das nossas riquezas”, disse Mírian Monte.

História - O Palácio da Cultura foi construído no início do período republicano, em meados do século XX. O local tinha o objetivo de transformar a aparência provinciana de Maceió, afastando-a do passado colonial, como conta a arquiteta Karla Raquel Calheiros, responsável pela reforma.

A construção foi finalizada em 31 de janeiro de 1910, há 112 anos, e inaugurada pelo Intendente Demócrito Brandão Gracindo, junto ao então governador Euclides Malta.

gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News