26/04/2024 08:15:04

Religião
02/02/2022 08:00:00

Comunidade católica de União dos Palmares comemora hoje Dia de Santa Maria Madalena. Parabéns

Santa Maria Madalena – Uma história de perdão e devoção à Cristo


Comunidade católica de União dos Palmares comemora hoje  Dia de Santa Maria Madalena. Parabéns

Santa Maria Madalena é conhecida como a mulher pecadora convertida por Jesus Cristo. Porém, ela também é considerada pela religião católica como a padroeira das mulheres, dos negligenciados, dos arrependidos e dos ridicularizados. 

De fato, Santa Maria Madalena foi uma mulher que, apesar de todos os seus pecados, foi aceita no Reino de Deus ao se tornar uma fiel devota e seguidora do Senhor. Por isso mesmo que ela é vista hoje como a protetora das pessoas que são marginalizadas pela sociedade.  

A história da Santa traz importantes passagens da vida de Jesus e representa uma relato da sua fé inabalável ao cristianismo. Para descobrir quem foi Santa Maria Madalena, fique por aqui!

Quem foi Santa Maria Madalena?

Maria Madalena foi um mulher adúltera que, durante um ato de apedrejamento, foi salva por Jesus: “Quem dentre vós não tiver pecado, que atire a primeira pedra”.

Se ela era uma famosa prostituta de Madalena, na Galiléia, ou não, ninguém sabe ao certo. Mas, a verdade é que ela foi uma pessoa que prosperou por causa da sua beleza

Por causa disso, a história da Santa Maria Madalena antes do seu encontro com Jesus é repleta de mistérios e polêmicas. Porém, o mais importante é que ela utilizou a sua fortuna e influência para se dedicar ao cristianismo

Por isso, Santa Maria Madalena é cultuada como uma das discípulas de Jesus e está presente no Novo Testamento como aquela que hospedou e deu suporte à ele e seus discípulos, durante a passagem por Galiléia. 

O mistério que cerca e história da Santa Maria Madalena está relacionado ao fato de ela ter sido mais do que uma discípula aos olhos do Cristo. Isso porque historiadores vêem a ligação entre os dois como uma relação amorosa

Além disso, há teólogos que afirmam que Maria Madalena e Maria de Betânia, a irmã de Lázaro, simbolizam a mesma pessoa: a mulher ativa e a mulher contemplativa em uma só Maria. Sendo assim, elas são chamadas de “Três Marias”. 

A sua presença na vida de Cristo é marcada por estar presente durante a sua crucificação, por ser a primeira testemunha de Sua ressurreição e também por ser a anunciadora deste milagre aos discípulos de Jesus. Não é por menos que ela é, muitas vezes, mencionada como a anunciadora do Evangelho. 

O dia da Santa Maria Madalena é celebrado em 22 de julho por diferentes denominações religiosas cristãs, mas principalmente, pelas mulheres, pelos pecadores arrependidos e pelas profissionais do sexo. 

A imagem da Santa Maria Madalena traz importantes símbolos da fé católica, assim como da sua trajetória até o encontro com a conversão cristã. Ou seja, a Santa traz em sua imagem um ensinamento sobre a compaixão de Cristo ao absolver uma pecadora. 

Seu olhar

O primeiro símbolo a ser notado ao observar a imagem da Santa Maria Madalena é o seu olhar. Isso porque, muitas vezes, a sua imagem mostra a santa olhando em direção aos céus, ou seja, para cima. Isso representa a sua devoção e crença na vida eterna, no Reino de Deus. 

A cruz

Santa Maria Madalena carrega uma cruz, quase que abraçada a ela, perto do seu coração. Esse fato simboliza não apenas a sua fé enorme na crença católica, mas também representa a sua presença ao lado de Jesus quando ele foi crucificado. 

A túnica azul

azul da túnica de Maria Madalena significa a cor da pureza, do feminino e do sagrado. Por isso, a sua túnica representa a conversão de Madalena que, de pecadora, passou o resto da sua vida se dedicando à fé cristã. Além disso, o azul também simboliza o céu e a sua entrada no Reino de Deus. 

O manto marrom

Quando Maria Madalena é retratada com um manto marrom, a simbologia está relacionada à sua generosidade e humildade. Já que a santa abdicou da sua riqueza para viver uma vida simples de devoção ao lado de Cristo. 

O crânio

Na imagem da Santa, é possível observar um crânio próximo a ela, às vezes, em seu pé ou ao seu lado. Esse símbolo nos lembra da importância de se encarar a morte como a única certeza da nossa vida. Maria Madalena morreu duas vezes: na primeira vez, ela morreu para a sua antiga vida de pecados; na segunda, ela morreu fisicamente e alcançou a ascensão espiritual.  

Orações a Santa Maria Madalena

Aproveite o dia de Santa Maria Madalena, o 22 de julho, para celebrá-la e pedir por proteção e bênçãos. Abaixo, você encontra duas orações para você se aproximar da Santa e (re)encontrar o poder da fé. 

1. Oração de Santa Maria Madalena

“Santa Maria Madalena, 

o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, fostes chamada para ser testemunha da Sua ressurreição. 

Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais. 

Fazei com que também eu, pobre pecador, conheça o poder da vida infinita. 

Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo. 

Agora, e para sempre. Amém.”

2. Oração de Santa Maria Madalena

“Santa Maria Madalena,

Vós que ouvistes da boca de Jesus estas palavras: 

‘Muito lhe foi perdoado porque muito amou… vai em paz, os teus pecados estão perdoados’, 

Alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, 

Deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração, 

Para que eu seja capaz de seguir a Cristo até o Calvário, se for preciso e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de abraçar e beijar os pés do Divino Mestre.

Como Jesus Ressuscitado vos chamou pelo nome: “Maria!”, que Ele chame também pelo meu nome (diga o seu nome)

E eu nunca mais me desvie do seu amor, com recaídas nos erros do meu passado.

Santa Maria Madalena, rogai por nós! Amém!

A devoção da Santa Maria Madalena é um exemplo de fé e amor ao próximo a ser seguido por todas as pessoas que procuram a evolução espiritual. De um passado forjado no pecado, com o perdão de Cristo, ela pôde trilhar um caminho de adoração e reverência a Deus. 

astrocentro.com.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News