20/04/2024 05:15:35

Educação
01/02/2022 13:00:00

Poucas escolas adiaram retorno das aulas

Segundo a presidente do Sinepe, maioria começa dia 31 e alunos não ficarão sem assistir aula se não comprovarem vacinação


Poucas escolas adiaram retorno das aulas

Alguns estabelecimentos da rede particular de ensino em Maceió que começariam o ano letivo nesta segunda-feira (24) resolveram adiar o início das aulas presenciais devido ao aumento de casos da Covid-19.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Alagoas (Sinepe), Bárbara Heliodora, cada escola tem seu calendário letivo e poucas colocaram o início das aulas para o dia 24 de janeiro e com isso certamente tiveram que refazer o mesmo.

“A maioria das escolas devem começar no próximo dia 31, na segunda-feira, cada escola observando o comportamento dessa nova cepa e dando mais segurança aos seus protocolos”, frisou. “Nenhum aluno ficará sem assistir aula porque não apresentou cartão de vacinação”, destacou.

Ainda conforme a representante do Sinepe, as aulas para 2022 estão prevista para serem 100% presenciais, porém a depender do contexto, e como essa nova onda da Covid, as escolas terão o plano B, que são as aulas de forma remota, e que isso só irá acontecer se ficar comprovado que alguma escola não esteja cumprindo o distanciamento mínimo de um metro entre os alunos.

O Colégio Madalena Sofia comunicou que em razão da alta do número de casos de Covid-19, que impacta a todos e também a equipe administrativa e pedagógica da unidade de ensino, considerou prudente postergar o início das aulas do ano letivo 2022.

Dessa forma, a escola decidiu seguir o seguinte cronograma: dia 31 de janeiro – Início das aulas para alunos do Maternal 1 e 2; 1º ano do Ensino Fundamental – Anos iniciais à 3ª série do Ensino Médio; High School; e EJA. E, dia 2 de fevereiro o início das aulas para alunos do Infantil 1, 2 e 3.

“Agradecemos a compreensão das famílias e reforçamos o nosso pedido de cuidado e atenção aos protocolos de segurança contra a doença”, destacou em comunicado aos pais.

A Coordenação Geral do Colégio Santa Úrsula também comunicou por meio do seu Instagram que visando uma melhor adequação do Calendário Escolar 2022 ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a unidade de ensino alterou as datas de volta às aulas e do mesmo modo agradeceu a compreensão, além de pedir atenção aos protocolos de segurança a partir do dia 31 de janeiro quando começam as aulas.

Antoneide Cavalcante, que tem dois filhos que estudam no Madalena Sofia, uma menina de 6 anos e um menino de 7 anos, diz que entende o adiantamento da retomada das aulas, porque acredita que seja difícil controlar as crianças após um longo período de férias.

“Porém, não posso assumir em longo prazo, novamente, um papel da escola. Não estudei para ser professora. Quando preciso, tento fazer o meu melhor”, frisou Antoneide. Sobre a exigência do cartão de vacina para alunos, a mãe disse que já escutou comentários, mas a escola ainda não lançou nenhuma nota a respeito do assunto.

“A escola também não fez nenhum comunicado se este ano ainda haverá aulas remotas para quem optar por essa forma ou híbrida, mas creio que ela deve ofertar as duas formas de ensino”, observou.

SANTÍSSIMO SENHOR

Em nota, o Colégio Santíssimo Senhor informou que não adiou as aulas também pelo mesmo motivo do Marista, já que o retorno do calendário em 2022 estava definido para o dia 31 de janeiro.

“Há muitos anos que quando vamos matricular os alunos um dos documentos solicitados às famílias é a caderneta de vacinação, que fica arquivada na pasta do aluno. O Colégio entende que a imunização da população é importante para que o vírus possa ser combatido e a pandemia possa acabar. Nossa orientação será de que as famílias devem procurar informações e seguir as recomendações dos órgãos de saúde”, ponderou.

Este ano, o colégio optou por retomar as aulas presenciais. Porém, caso algum aluno apresente comorbidade, tratará individualmente cada situação.

Sinpro diz que ainda não foi comunicado oficialmente sobre adiamento

 

Segundo Eduardo Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Alagoas (Sinpro/AL), a entidade ainda não foi comunicada oficialmente pelo sindicato das escolas particulares sobre o adiamento do ano letivo.

“Ficamos sabendo pela imprensa de que algumas instituições realmente acabaram adiando as aulas pelo número excessivo não só de professores, mas também de funcionários no geral, que estão com suspeita de Covid ou Influenza. Então fica essa dúvida, se é um ou outro, mas nada sério que a gente tenha notícias. Mas a grande preocupação, acreditamos que seja por conta da vacinação para crianças e adolescentes”, ressaltou o sindicalista.

“Mas no sindicato não chegou nenhuma denúncia ou reclamação em relação a esse problema não. Geralmente os professores entram em contato diretamente comigo e, até agora, não chegou nada oficial”, concluiu Eduardo Vasconcelos.

MARISTA

Elizabeth Cocentino, Vice-Diretora Educacional do Colégio Marista de Maceió, salientou que o calendário escolar de 2022 já previa o retorno para a próxima semana e que até o momento, não há previsão de adiamento dessas datas.

No entanto, avisou que ainda esta semana haverá reuniões de pais com todos os segmentos e séries, antes do início das aulas, para reforçar e passar as devidas orientações sobre o protocolo de biossegurança contra a Covid-19.

“Desde o ano passado o Marista orienta e acompanha a vacinação de seus colaboradores, tanto da equipe administrativa como pedagógica. Esse monitoramento é feito em todas as unidades da Rede”, salientou.

De acordo com Elizabeth Cocentino, ainda não há nenhuma definição sobre solicitar o cartão das crianças. “Apenas temos incentivado, até o momento, a vacinação de nossos alunos. Até a data de hoje também estão mantidas as aulas presenciais”, frisou.

“Mas acompanhamos e discutimos a situação dos casos em nosso Estado. Caso seja necessário tomarmos outras medidas, informaremos às famílias e à comunidade educativa. Enquanto isso, continuamos trabalhando a sanitização e estruturando nosso Colégio com as medidas preventivas para o retorno dos estudantes”, explicou.

tribuna hoje



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News