28/03/2024 14:49:18

Geral
01/02/2022 00:00:00

Bolsonaro anuncia ida a São Paulo após chuvas matarem ao menos 21 no Estado


Bolsonaro anuncia ida a São Paulo após chuvas matarem ao menos 21 no Estado

presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (31) que irá a São Paulo, na quarta-feira, por conta das chuvas que atingem o Estado desde a sexta-feira e já deixaram ao menos 21 mortos.

Em discurso em uma cerimônia em Itaboraí (RJ), Bolsonaro afirmou que irá ao Estado com o ministro da Cidadania, João Roma.

Mais cedo, em entrevista, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o governo federal poderá liberar recursos para os municípios atingidos, se for acionado.

O Ministério do Desenvolvimento Regional, por sua vez, informou em nota que o secretário nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas, irá a São Paulo nesta segunda para acelerar a ajuda federal às cidades atingidas.

No domingo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a liberação de 15 milhões de reais para os municípios afetados.

Chuvas causam mais de 600 desalojados

Foto: REUTERS/Carla Carniel
 
Foto: REUTERS/Carla Carniel

Os temporais que atingiram o Estado de São Paulo desde a última sexta-feira (28) e o começo do domingo, 30, afetaram a região metropolitana da capital e o interior do Estado, causando ao menos 21 mortes e mais de 600 desalojamentos. Entre as vítimas estão 12 adultos, 8 crianças e 1 adolescente.

A informação foi divulgada na manhã desta segunda pelo secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, em entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo.

As chuvas ainda causaram inundações em diversos municípios e a vacinação contra a covid-19 teve que ser cancelada na capital. A decisão foi tomada para preservar a segurança de cidadãos e servidores, já que as vacinas seriam aplicadas em áreas abertas.

Até a tarde deste domingo, 19 vítimas haviam sido confirmadas, os óbitos foram registrados em Arujá (1), Embu das Artes (3), Ribeirão Preto (1), Jaú (1), Várzea Paulista (5), Franco da Rocha (4) e Francisco Morato (4).

Entre os dois novos óbitos confirmados, está o de um bebê que foi resgatado na noite de ontem em Itapevi, na Região Metropolitana do estado.

Ontem à tarde, o governador João Doria (PSDB) sobrevoou as regiões alagadas.

Os temporais também causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos. O governador João Doria anunciou a liberação de R$ 15 milhões para as cidades afetadas. O valor será distribuído de acordo com a gravidade da situação de cada local e deve ser utilizado principalmente para o aluguel social e obras de encosta.

Com informações de Lisandra Paraguassu, da Reuters



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News