18/04/2024 18:35:25

Coronavirus
23/01/2022 06:00:00

Nota técnica da Saúde diz que cloroquina é efetiva e vacinas, não

Em documento, pasta afirma que há efetividade e segurança no uso de hidroxicloroquina no tratamento contra a Covid


Nota técnica da Saúde diz que cloroquina é efetiva e vacinas, não

Após desaprovar um estudo que rejeita o uso do kit Covid, o Ministério da Saúde divulgou, nessa sexta-feira (21/1), uma nota técnica com uma lista de justificativas para vetar o parecer.

Em um trecho do documento, a pasta afirma que há efetividade e segurança no uso de hidroxicloroquina no tratamento contra a Covid-19. O medicamento é considerado ineficaz por sociedades científicas.

No mesmo trecho, a nota pontua que não existe efetividade e segurança no uso de vacinas contra a Covid-19. No entanto, dados do próprio Ministério da Saúde apontam que o número de mortes, casos e hospitalizações por Covid teve queda drástica após o início da campanha de vacinação no Brasil.

As informações foram divulgadas em uma tabela. No documento, o Ministério da Saúde argumenta que os pesquisadores da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) não avaliaram os medicamentos em questão com simetria.

Segundo a nota técnica, a avaliação teve “baixo rigor metodológico” para analisar o uso de “intervenções potencialmente arriscadas”, e “elevado rigor” para analisar o uso da hidroxicloroquina.

Veja a tabela publicada na nota técnica:

Reprodução/Ministério da Saúde

No texto, o Ministério da Saúde chega a afirmar que há “segurança demonstrada na literatura” sobre o uso de hidroxicloroquina.

Metrópoles

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News