19/04/2024 04:25:16

Geral
23/01/2022 02:00:00

IBGE detecta elevação de 8 cm no nível do mar brasileiro após tsunami em Tonga


IBGE detecta elevação de 8 cm no nível do mar brasileiro após tsunami em Tonga

De acordo com informações divulgadas nesta sexta (21) pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tsunami gerado a partir da erupção de um vulcão subaquático em Tonga, um arquipélago na Polinésia Ocidental no último dia 15, provocou uma elevação de oito centímetros no nível do mar na costa brasileira. 

A estação de Rede Maregráfica do Instituto em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, detectou o fenômeno 17 horas após o tsunami. Atualmente existem seis estações em diferentes estados do país. "Houve uma discrepância significativa entre a previsão astronômica de maré e a altura do nível d'água do local", afirmou o engenheiro agrimensor Everton Gomes dos Santos, do IBGE, em nota. "A perturbação temporária foi de 8 centímetros. Logo depois de aproximadamente um dia, os níveis começaram a voltar ao normal", acrescentou.

As informações geradas pelas estações de Rede Maregráfica são utilizadas para diferentes finalidades, tais como projetos de conservação e ampliação da capacidade de portos e vias navegáveis, obras de infraestrutura (portos, rodovias, redes de água e esgoto) em regiões litorâneas e estudos de possíveis medidas de adaptação e mitigação dos impactos da elevação global do nível do mar. 
 
"No âmbito internacional, a rede contribui para o Programa Global de Observação do Nível do Mar e para o Programa de Alerta de Tsunami do Caribe, da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, que apresentava significativa carência de informações no Atlântico Sul", comunicou o IBGE, em nota.
 
Diário de Pernambuco


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News