20/04/2024 01:54:31

Mundo
22/01/2022 00:00:00

Ataques aéreos liderados pela Arábia Saudita deixam 70 mortos e 138 feridos em prisão no Iêmen


Ataques aéreos liderados pela Arábia Saudita deixam 70 mortos e 138 feridos em prisão no Iêmen
Os ataques, que também derrubaram a Internet do país, ocorreram depois que houthis, apoiados pelo Irã, atacaram os Emirados Árabes Unidos, parceiro da coalizão liderada pela Arábia Saudita.
 
De acordo com The New York Times, a coalizão militar liderada pela Arábia Saudita no norte do Iêmen, foi responsável por ataques aéreos que mataram pelo menos 70 pessoas em uma prisão. Os ataques também foram responsáveis por derrubar a Internet do país nesta sexta-feira (21), em uma nova escalada do conflito no país, segundo fontes do governo, grupos internacionais de ajuda e os rebeldes que controlam a área.
 
Em Saada, cidade localizada ao norte, perto da fronteira saudita, o Hospital da República recebeu cerca de 70 mortos e 138 feridos, disse o chefe da missão dos Médicos Sem Fronteiras no Iêmen, Ahmed Mahat. Outros dois hospitais da cidade não param de receber novas vítimas e, segundo a organização, os suprimentos médicos estão se esgotando.
 
"Há muitos corpos ainda no local do ataque aéreo, muitas pessoas desaparecidas", disse Mahat em um comunicado, citando um colega dos Médicos Sem Fronteiras em Saada. "É impossível saber quantas pessoas foram mortas. Parece ter sido um ato horrível de violência."
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha disse que mais de 100 pessoas foram mortas ou feridas durante a noite em um centro de detenção temporária em Saada.
 
Casa destruída por bombardeio no Iêmen. - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2022
Panorama internacional
Coalizão liderada pela Arábia Saudita anuncia início do bombardeio na capital do Iêmen
Equipes de emergência ainda vasculham o prédio em ruínas em busca de vítimas segundo a Cruz Vermelha. Um vídeo transmitido pelo Al Mayadeen, um canal de notícias pró-Irã, mostrou equipes de resgate tentando remover os escombros do local para libertar as pessoas presas nos escombros.
 
A mídia local ligada aos houthis, grupo que domina o norte do Iêmen, culpou a coalizão liderada pela Arábia Saudita que luta contra os houthis há anos. Embora os grupos de ajuda tenham sido mais cautelosos ao atribuir responsabilidades, a coalizão liderada pela Arábia Saudita bombardeou repetidamente as forças e territórios houthis, incluindo alvos civis, ao longo do conflito, e intensificou seus ataques na última semana.
As hostilidades no Iêmen se intensificaram depois que os houthis atacaram um importante aeroporto nos Emirados Árabes Unidos com drones e mísseis matando três pessoas e ferindo seis, no que eles disseram ser uma retaliação pelo apoio dos Emirados Árabes Unidos às milícias pró-governo.
Na manhã desta sexta-feira (21), outro ataque aéreo da coalizão atingiu um centro de telecomunicações na cidade portuária de Al Hudaydah, danificando severamente a infraestrutura da Internet e mergulhando o Iêmen em um apagão digital até o início da noite, segundo um funcionário do Ministério das Telecomunicações na província de Hadramout que pediu para não ser identificado.
 
br.sputniknews.com


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News