25/04/2024 09:27:31

Meio Ambiente
22/01/2022 17:00:00

Seca em Alagoas: estiagem deixa mais de 40 cidades em situação de emergência

Órgãos estaduais e municipais devem adotar medidas necessárias para combater a situação; o decreto publicado no DOE vale por 180 dias


Seca em Alagoas: estiagem deixa mais de 40 cidades em situação de emergência

O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe, na edição desta sexta-feira (21), o decreto de situação de emergência para 42 municípios alagoanos em decorrência da estiagem. Com isso, os órgãos estaduais e municipais, localizados nas áreas atingidas, competentes para a atuação específica, adotarão as medidas necessárias para o combate à Situação de Emergência.

O decreto cita o parecer da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (Cedec) e enumera, como um dos motivos para a situação de emergência, o fato dos moradores dos municípios afetados não terem superados os danos e prejuízos provocados pela estiagem e a situação socioeconômica desfavorável da região, com o agravamento da falta de chuvas.

Em dezembro, o Monitor da Seca da Agência Nacional de Águas (ANA) já apontava que a área de seca em Alagoas aumentou entre setembro e outubro de 2021. Outros sete estados também tiveram o quadro agravado.

Ficou declarada a situação anormal, caracterizada como Situação de Emergência em razão da estiagem, por um período de 180 (cento e oitenta) dias, nos seguintes municípios: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belém, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olho d’Água Grande, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Paulo Jacinto, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Tanque d’Arca e Traipu.

Gazeta de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News