29/03/2024 03:44:37

Geral
18/01/2022 09:00:00

Em meio à alta de casos, vacinação contra a Covid em Alagoas cai para a 6ª pior do Brasil


Em meio à alta de casos, vacinação contra a Covid em Alagoas cai para a 6ª pior do Brasil

O desempenho da vacinação contra a Covid-19 em Alagoas recuou ainda mais e agora é o 6º pior do Brasil. O estado tem 71,4% da população com a primeira dose e somente 54,1% com a segunda, ficando à frente apenas do Tocantins (67,8% - 51,9%), Maranhão ( 65,5% - 51,5%), Acre (63,8% - 47,7%), Roraima (56,7% - 39,7%) e Amapá (59,9% - 39,5%) . O levantamento é da Folhapress, com informações do consórcio formado pelos veículos Folha de Sâo Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1. O consórcio toma como base a população total de cada estado. 

Em meio ao baixo desempenho, o estado enfrenta uma nova alta de novos casos da Covid, com 574 novos registros somente nesse domingo (16), conforme boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O boletim trouxe ainda 7.926 casos em investigação epidemiológica e dois óbitos por complicações da doença.

 

Sarah Dominique, médica infectologista. Foto: Agência Alagoas

A médica infectologista Sarah Dominique explicou que a baixa cobertura vacinal favorece o cenário local de mutação para o SARS-CoV-2.

"Isso facilita o vírus em se adaptar, a despeito do que já aconteceu com outras variantes quando deparadas com a imunidade natural promovida pelo adoecimento natural da população. O objetivo da vacinação é impedir o espalhamento da doença (bloquear), mas isso só se consegue atingindo pelo menos 80% da população vacinada com esquema completo, manutenção das medidas restritivas. O cenário de baixa vacinação completa em Alagoas reflete o descaso da população com a medida que tem melhor eficácia quanto à redução de mortalidade e redução de intensidade de sintomas, além de promover treino de mutações para o vírus que só quer uma coisa: adaptar-se para sobreviver", pontuou.

Alagoas já está aplicando a terceira dose das vacinas contra a Covid para pessoas que tenham recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses. Quem não iniciou o esquema vacinal também pode procurar um ponto de vacinação. Nesta segunda-feira (17), Maceió iniciou a vacinação para crianças de 5 a 11 anos pelo público com deficiência permanente e comorbidades. Por enquanto, a única vacina autorizada para crianças é a versão pediátrica da Pfizer.

A ocupação de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] exclusivos para tratamento de pacientes de Covid - um imperante indicador do enfrentamento à pandemia - também voltou a subir, chegando a 83% na capital. O estado disponibiliza hoje 129 leitos deste tipo e a ocupação total é de 54%.

TNH1 entrou em contato com a Sesau para saber se existe algum plano para aceleração da vacinação no estado. Veja a resposta:

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) esclarece que vem apresentando, de maneira transparente, os dados sobre a cobertura vacinal em Alagoas. Acrescenta, ainda, que vem realizando mobilizações semanais com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e com os secretários municipais de Saúde com o objetivo de ampliar essa vacinação, e que os resultados já podem ser vistos com o novo ranking de vacinação que será divulgado nesta segunda-feira (17).

TNH1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News