18/04/2024 22:38:34

Educação
17/01/2022 12:00:00

Escolas de Uganda reabrem após o fechamento mais longo do mundo devido à Covid

Cerca de 15 milhões de crianças não frequentam as aulas desde março de 2020, quando as instituições de ensino fecharam devido à pandemia. Menos de 3% da população está vacinada.


Escolas de Uganda reabrem após o fechamento mais longo do mundo devido à Covid

Uganda encerrou nesta segunda-feira (10) o mais longo fechamento de escolas do mundo, após quase dois anos, ordenando que milhões de estudantes voltem às salas de aula.

Cerca de 15 milhões de crianças ugandeses não frequentavam as escolas desde março de 2020, quando as instituições de ensino fecharam as portas devido à pandemia da Covid-19.

O ministro da Educação, John Muyingo, afirmou que todos os alunos retomarão os estudos um ano acima do nível em que estavam quando as escolas deixaram de funcionar.

"Todas as escolas implementaram protocolos muito rígidos e procedimentos operacionais para garantir que o retorno às escolas seja seguro para as crianças", disse Muyingo à agência de notícias France Presse.

Grupos de defesa dos direitos das crianças criticaram a decisão do governo ugandense de ter mantido as escolas parcial ou totalmente fechadas por 83 semanas — a suspensão mais longa registrada em todo mundo.

A ONG Save the Children advertiu que os alunos terão dificuldades de adaptação e que, nas próximas semanas, pode haver um alto índice de evasão.

Covid-19 em Uganda

Uganda é um país de cerca de 47 milhões de habitantes que fica na África Oriental e faz fronteira com a República Democrática do Congo, o Sudão do Sul, o Quênia, a Tanzânia e Ruanda.

Oficialmente, o país tem 153.762 casos de Covid-19 e 3.339 mortes causadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

Menos de 18% da população recebeu ao menos uma dose de vacinas contra a Covid-19 e apenas 3% estão completamente imunizados.

g1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News