18/04/2024 23:50:21

Geral
10/01/2022 11:00:00

Secretaria de Saúde alerta agricultores para circulação de tuberculose em bovinos na zona rural

Alerta é devido ao primeiro caso positivo de tuberculose em bovino registrado em 2021 e confirmado neste mês de janeiro


Secretaria de Saúde alerta agricultores para circulação de tuberculose em bovinos na zona rural

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios, por meio dos setores de Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária, resolveu alertar os agricultores palmeirenses sobre a circulação da tuberculose bovina. O alerta é devido ao primeiro caso positivo de tuberculose em bovino registrado em 2021. O caso foi registrado em novembro, sendo concluído com laudo positivo neste mês de janeiro. O animal pertencia a uma propriedade do Sítio Boa Sorte, zona rural de Palmeira dos Índios.

O Mycobacterium bovis é patogênico para as espécies domésticas e silvestres, principalmente bovinos e bubalinos, e pode participar da etiologia da tuberculose humana. Uma vez infectado, o bovino é capaz de transmitir a doença aos outros. O bacilo pode ser eliminado pela respiração, leite, fezes, pelo corrimento nasal, urina, secreções vaginais e uterinas e pelo sêmen. Inicialmente, os animais não apresentam sintomas, mas isso não inibe a ação das bactérias que podem ser transmitidas no ambiente e no leite.

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) destaca a importância epidemiológica desta zoonose, pois é uma doença infectocontagiosa de caráter crônico e constitui um sério problema de saúde pública e sua capacidade de afetar humanos.

O diretor da Vigilância em Saúde da SMS Arnulfo Martinez e a enfermeira e técnica Rebeca Araújo já entraram em contato com o proprietário do local e já iniciaram o protocolo de atendimento e acompanhamento de todos os trabalhadores e pessoas que tiveram contato com o animal. Todos irão fazer os exames para detecção do bacilo e terão acompanhamento médico.

Em caso de suspeitas ou notificações, a população pode procurar a ADEAL (Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas) ou o setor de Vigilância Sanitária, na sede da SMS.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News