18/04/2024 20:55:11

Geral
07/01/2022 02:00:00

Um ano após invasão do Congresso, por que mais de 30 milhões ainda dizem que Trump venceu eleição


Um ano após invasão do Congresso, por que mais de 30 milhões ainda dizem que Trump venceu eleição

Em seu perfil no Twitter, o homem branco de meia idade do Texas se descreve como um "pecuarista conservador e abençoado". Entre seus posts, ele afirma, um ano depois da invasão do Congresso dos Estados Unidos por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, em 6 de janeiro de 2021, que o republicano ganhou a eleição presidencial de 2020.

"Eu até gostaria de dar entrevista e dizer que isso tudo foi uma grande conspiração da esquerda e da máquina burocrática, mas não me sinto confortável", afirmou o eleitor republicano ao ser procurado pela BBC News Brasil para comentar o primeiro aniversário do ataque ao Capitólio.

Já a dona de casa da Pensilvânia, mãe de 15 filhos, entre os quais dois soldados das Forças Armadas americanas, posta, entre manifestações religiosas, um meme em que uma mulher, identificada como "a mídia", força um líquido ("a narrativa sobre 6 de janeiro") goela abaixo de outra mulher ("o povo americano"). "Não engulam essa porcaria", recomenda.

Um ano, 725 indiciados, 31 encarcerados, US$ 1,5 mi em prejuízo

Desde que centenas de apoiadores de Trump irromperam pelas portas e janelas do Congresso Nacional, que naquela tarde de 6 de janeiro de 2021 certificava a vitória presidencial do democrata Joe Biden, mais de 725 pessoas foram presas e indiciadas por crimes como invasão e destruição de propriedade pública e lesão corporal a policiais. Cerca de 70 já foram julgadas e 31 delas - entre as quais Jacob Chansley, que ficou conhecido mundialmente pelos adornos de chifre que usava enquanto desfilava pelas salas congressuais - cumprem pena em cadeias pelo país.

Donald Trump fez discurso a seus apoiadores antes que eles marchassem ao Congresso

CRÉDITO,GETTY IMAGES

Donald Trump fez discurso a seus apoiadores antes que eles marchassem ao Congresso

As câmeras de segurança, de jornalistas e manifestantes registraram o passo a passo dos atos: a depredação na sala da presidente da Câmara, enquanto seus auxiliares se escondiam; o avanço dos manifestantes que gritavam "enforquem Mike Pence", enquanto o então vice-presidente e sua família eram levados para um esconderijo seguro no prédio; o desespero de parlamentares que se lançaram ao chão de um dos plenários, cercado por manifestantes; os atos heroicos dos agentes de segurança que chegaram a, sozinhos, conter e dispersar dezenas de invasores.

bbc.com/portuguese



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News