16/04/2024 07:01:30

Saúde
07/01/2022 10:00:00

Testei positivo para gripe. Quanto tempo de isolamento é necessário?


Testei positivo para gripe. Quanto tempo de isolamento é necessário?

Desde dezembro, o Brasil vive dois surtos de vírus respiratórios, o da Covid-19 e da gripe causada pelo vírus influenza. Os sintomas das duas doenças são semelhantes, e podem ser confundidos com facilidade — apenas um teste de PCR é capaz de diferenciar os patógenos.

Porém, assim como a infecção causada pelo coronavírus, o influenza é transmitido pelo ar e o paciente deve ficar isolado para evitar contaminar outras pessoas. O clínico geral Lucas Albanaz, coordenador da Clínica Médica do Hospital Santa Lúcia Norte e Gama, ensina que o período de quarentena deve ser avaliado caso a caso.

“Em geral, quem tem sintomas leves sem sinal de gravidade deve ficar isolado por três dias. Caso tenha febre, pode deixar a quarentena 24h após o desaparecimento desse sintoma”, explica o médico. Pacientes mais graves, que estejam internados ou apresentem sinais de gravidade, devem ficar isolados por pelo menos sete dias.

Sintomas

A gripe é uma doença relativamente comum e pouco letal – o perigo maior é para idosos, crianças e pessoas com problemas no sistema imunológico. Os sintomas da gripe são dor de garganta, tosse, febre ou nariz escorrendo.

condição pode provocar desconfortos e alguns cuidados específicos, como fazer gargarejos com água morna e sal ou usar uma bolsa de água quente nos músculos, ajudam a aliviá-los. Além de manter o repouso, é importante reforçar a hidratação.

Metrópoles



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News