20/04/2024 05:24:54

Geral
06/01/2022 22:00:00

Decisão de Bolsonaro vai gerar prejuízo milionário à Globo

Canais simpáticos ao presidente também serão afetados, em menor dimensão, pela volta da propaganda de partidos


Decisão de Bolsonaro vai gerar prejuízo milionário à Globo

As redes de TV começaram 2022 com uma péssima notícia. Jair Bolsonaro sancionou o retorno da propaganda de partidos, extinta em 2017. Desta vez, sem compensação financeira aos canais.

Antes, o espaço ocupado pelas legendas na televisão – não confundir com o horário eleitoral gratuito em ano de ida às urnas – era compensado com dedução em impostos federais.

Agora, sem esse benefício fiscal, as emissoras serão obrigadas a ceder minutos valiosos (literalmente) de sua programação no horário nobre, entre 19h30 e 22h30, sem receber 1 centavo de contrapartida.

Para exibir a propaganda de cada partido (duração de 5 a 20 minutos por semestre, a depender do número de deputados da legenda), os canais vão perder uma fração do espaço de anunciantes no intervalo.

Menos comerciais no ar significa receita menor. Arqui-inimiga de Bolsonaro, a Globo será a maior prejudicada. A cada minuto cedido, deixará de faturar cerca de R$ 1 milhão.

Multiplique por programas de várias legendas ao longo de 1 ano. Um prejuízo relevante. Canais pró-Bolsonaro, como SBT, Record TV e RedeTV, com receitas publicitárias muitas vezes menores que a da Globo, também vão amargar perda significativa.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL) emitiram nota em conjunto.

Um trecho: “A intenção legislativa atual de recriar a propaganda partidária obrigatória torna indissociável o restabelecimento do mecanismo de compensação fiscal, sob pena de confisco indevido e inconstitucional do tempo de programação e de recursos tecnológicos das emissoras de rádio e de televisão abertas”.

Essa lei apoiada pelo presidente desmonta o discurso – defendido especialmente por bolsonaristas – de que a televisão não tem mais influência determinante nas eleições diante da força crescente das redes sociais.

Outra prova desse pensamento equivocado: partidos e candidatos baseiam seus acordos para a formação das chapas nacionais justamente no tempo de TV que desejam ter em ano eleitoral como 2022.

A propaganda on-line ganha cada vez mais importância, porém, nenhum político, veterano ou novato, dispensa a visibilidade proporcionada pelo veículo de comunicação que chega, com o sinal aberto, a 99% do território nacional.

Inaugurada em 1950, a televisão brasileira é, desde a retomada das eleições diretas após a redemocratização, o mais importante e cobiçado cabo eleitoral.

O acordo entre as lideranças do Congresso, ratificado pelo presidente, para a volta dos programas partidários, renova o status da boa e velha TV como parte imprescindível de todo projeto de poder político, independentemente da ideologia.

Terra



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News