25/04/2024 13:19:38

Saúde
05/01/2022 12:00:00

Atenção! Saiba como distinguir uma simples pinta de algo mais grave

O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento do câncer de pele, o mais frequente e letal


Atenção! Saiba como distinguir uma simples pinta de algo mais grave

câncer de pele é um dos mais frequentes e letais. A 'boa' notícia é que se trata de uma doença que se vê e , por isso, pode ser travada a tempo. 

O tipo mais comum de câncer cutâneo é o não melanoma, que inclui o carcinoma basocelular (ou basalioma) e o carcinoma espinocelular. Normalmente, é menos perigoso, mas pode ter um desfecho grave se não for tratados precocemente. Mais letal, o melanoma é um tipo de câncer de pele que tem origem nas células da pele produtoras de pigmento chamadas melanócitos, que se transformam, crescem descontroladamente e invadem os tecidos circundantes. 

Mas, afinal, como distinguir uma pinta de algo mais grave? A regra 'ABCDE' é um dos 'truques', de acordo com o médico dermatologista Renato Pazzini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do quadro clínico dos Hospitais Albert Einstein e Oswaldo Cruz, no Brasil. 

  • A – Assimetria – metade do sinal não coincide com a outra metade;
  • B – Borda irregular – as extremidades do sinal são irregulares, sem padrão, abuptos ou mal definidos;
  • C – Cor – a cor do sinal não é uniforme. Pode haver diferentes tonalidades de marrom ou preto, e por vezes avermelhados, azulados ou brancos;
  • – Diâmetro – o sinal é maior do que seis milímetros – o equivalente à ponta de borracha de um lápis. Contudo, existem melanomas inferiores a 6mm;
  • – Evolução.

Pazzini lembra ainda que é importante ficar atento a pintas que surgem após os 45 anos. Feridas que não cicatrizam e a alteração da cor de um sinal ou verruga também são de desconfiar. 

Notícias ao Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News