20/04/2024 04:26:58

Geral
01/01/2022 22:00:00

Anvisa recomenda que governo suspenda temporada de cruzeiros no país após surtos de Covid-19 a bordo


Anvisa recomenda que governo suspenda temporada de cruzeiros no país após surtos de Covid-19 a bordo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, nesta sexta-feira, que o Ministério da Saúde suspenda a temporada de cruzeiros no país. A orientação ocorre após dois navios serem interditados devido a surtos de Covid-19 nas embarcações.

De acordo com a Anvisa, a recomendação tem como base "dados epidemiológicos nacionais e mundiais, especialmente sobre o aparecimento e a transmissão em território nacional da variante Ômicron." A recomendação da Anvisa deve passar pelo crivo do Ministério da Saúde, a pasta da Justiça e Segurança Pública, e do Ministério da Infraestrutura. Enquanto a interrupção da temporada não ocorre, os navios poderão operar na costa do país.

O comunicado da Anvisa argumenta que a temporada de cruzeiros foi retomada no país em um cenário anterior à identificação da variante ômicron. A Anvisa cita ainda que apesar da elaboração de plano de operacionalização para retomada da temporada, a nível estadual e municipal, esses entes têm imposto dificuldade para o cumprimento das medidas previstas, como o desembarque de passageiros infectados.

"Os dados disponíveis até o momento apontam que a variante Ômicron tem o potencial de se espalhar mais rápido do que outras variantes e que pode contornar parte da proteção imunológica de vacinas e casos anteriores de Covid-19", diz o comunicado, complementando:

"Nesse cenário, o CDC (Centers for Disease Control and Prevention – Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, na data de ontem, 30/12, atualizou o nível de alerta "COVID-19 Travel Health Notice" de 3 para 4, o nível mais alto possível, o que reflete o aumento de casos a bordo de navios de cruzeiro desde a identificação da variante Ômicron."

Mais cedo, a Anvisa interrompeu as atividades de dois cruzeiros que operavam na costa brasileira após a ocorrência de surtos de Covid-19 a bordo. O Costa Diadema, que estava atracado em Salvador, e o MSC Splendida, atracado em Santos.

Os passageiros positivados ficaram isolados nas respectivas cidades e os demais passarão por testes antes de desembarcar.

yahoooticias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News