28/03/2024 06:56:43

Especial
17/12/2021 09:00:00

Filme “Rua Humberto Lopes” aborda o drama de moradores da cidade de Flexeiras

Do diretor Mark Nascimento, o filme foi apresentado no Circuito Penedo de Cinema 2021, e está na 12ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano


Filme “Rua Humberto Lopes” aborda o drama de moradores da cidade de Flexeiras

Flexeiras, uma cidadezinha que fica a 60km da capital de Alagoas com cerca de 13 mil habitantes, é cortada pelo rio Jitituba e há muitos anos ocorrem enchentes recorrentes. Os moradores do lado leste da rua Humberto Lopes de Farias tiveram que deixar suas casas em junho de 2020, quando rachaduras começaram a surgir nas paredes.

Esse drama é abordado no curta-metragem “Rua Humberto Lopes - A Rachadura de uma Comunidade”, do diretor Mark Nascimento. Com cenas da rua e do rio, o curta- metragem de quase 8 minutos é narrado pelas ex-moradoras Dona Luzinete (70) e Adriana Conceição (37).

O diretor é estudante do 7° período de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e fez o filme para uma disciplina do curso, e então decidiu inscrever o projeto e foi selecionado para ser exibido no Circuito Penedo de Cinema, Edição 2021, na categoria de na mostra competitiva do 11º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, e na 12ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano.

Para Mark Nascimento, essa é uma conquista não só para ele, como para o audiovisual do estado. “Isso apenas demonstra que o cinema alagoano possui talento, força de vontade e criatividade. Também é importante que a população conheça a história dos moradores da rua Humberto Lopes, o drama que tiveram que passar e que ainda estão passando. Esse é um momento para se comemorar e refletir, pois estou representando a minha cidade e o curso de Jornalismo da UFAL”, afirma o diretor.

Por causa da pandemia de Covid-19, a organização do Circuito Penedo de Cinema manteve sua realização em formato híbrido, que ocorreu de 22 a 28 de novembro. Quanto à Mostra Sururu, os espectadores têm a oportunidade de assistir o filme entre os dias 13 e 18 de dezembro, através do link https://bityli.com/XLIK59C. Os interessados também podem participar do Júri Popular, votando no filme através do próprio site.

Tribuna União // Redes Sciais

Galeria




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News