25/04/2024 20:37:17

Geral
15/12/2021 16:00:00

Como combater percevejos, que estão proliferando após quase extintos

Os percevejos se aproximaram dos seres humanos e passaram a viver em nossas casas há milhares de anos.


Como combater percevejos, que estão proliferando após quase extintos

Esse pequeno inseto hemíptero é um ectoparasita de coloração marrom avermelhada com cerca de 5 mm de comprimento. Ele se alimenta do sangue dos seres humanos e de outros animais, como aves de criação, morcegos e roedores. Ele é comumente conhecido como percevejo-de-cama.

Duas de suas espécies afetam os seres humanos: Cimex lectularius, que é mais cosmopolita, e C. hemipterus, mais frequente nas zonas tropicais e subtropicais. Eles foram um problema de saúde pública em todo o mundo e chegaram a ser quase erradicados nas décadas de 1940 e 1950, com o uso generalizado de inseticidas, como o DDT.

Mas, nos últimos anos, os percevejos vêm ressurgindo de forma acentuada. Esse retorno pode ser atribuído a mudanças na biologia dos insetos (como o surgimento de resistência a novos inseticidas) e no comportamento humano (como o aumento das viagens internacionais).

O que produzem as suas picadas?

Os percevejos se alimentam de sangue e injetam saliva na pele enquanto picam, para evitar que o sangue coagule. Enquanto algumas pessoas não apresentam reação às picadas, outras sofrem reações alérgicas que, às vezes, podem ser graves.

Pode ser difícil diferenciar as picadas de percevejos das picadas de outros insetos ou erupções cutâneas. As lesões mais comuns causadas pelos percevejos incluem o desenvolvimento de pápulas (caroços), frequentemente com mais de 1 cm, acompanhadas de pruridos (coceira) e inflamações que, muitas vezes, são marcadas por uma mancha vermelha mais escura no centro. Normalmente, elas aparecem em grupos ou alinhadas, principalmente no rosto, pescoço, mãos e braços.

As feridas provocadas quando as coçamos podem infeccionar, causando quadros mais graves de difícil tratamento. Não se tem conhecimento de que os percevejos transmitam patógenos humanos, mas eles podem causar angústia emocional, que se manifesta por meio de ansiedade e insônia.

Percevejo sobre pele humana

CRÉDITO,GETTY IMAGES

 

Como verificamos a presença de percevejos?

É importante saber que as lesões cutâneas e seus sintomas podem aparecer em até nove dias depois das picadas e normalmente são necessários vários dias para que elas desapareçam por completo.

Em caso de suspeita de picada de percevejos, precisamos buscar dentro de casa evidências que comprovem a presença do inseto, examinando minuciosamente o lugar, especialmente as fendas nas paredes, móveis e colchões.

Como provas indiretas ou indicativas, é preciso considerar:

  • Presença de manchas escuras (excrementos) ao redor dos seus esconderijos.
  • Observação de manchas oxidadas com coloração marrom-avermelhada (restos de sangue) em lençóis e colchões.
  • Mau odor, fétido e adocicado, proveniente das secreções e que se verifica quando existem muitos percevejos.

A confirmação da infestação é baseada nas seguintes evidências:

  • Observação de insetos adultos ou em fase de ninfa (preferencialmente à noite, quando os percevejos estão ativos).
  • Presença de exúvias (restos de exoesqueletos vazios após a muda) de tom amarelo-claro.
  • Presença de ovos, eclodidos ou não.

O que fazer com as picadas?

Na maioria dos casos, tratamento local para reduzir o prurido e boa higiene para evitar as infecções secundárias costumam ser suficientes, embora, em qualquer situação, seja recomendável consultar um especialista para acompanhar sua evolução. Para casos mais graves, podem ser necessários corticoides, anti-histamínicos ou antibióticos sistêmicos.

De onde vêm os percevejos?

Existem atualmente relatos de uma quantidade crescente de infestações em todo o mundo, o que dificulta o seu controle. As residências, os ninhos de pássaros e os locais onde vivem os morcegos são os habitats mais adequados para os percevejos, por oferecerem refúgio quente e hospedeiros para sua alimentação.

Nas casas, eles se escondem em frestas ou rachaduras nas paredes, móveis, atrás do papel de parede, painéis de madeira ou quadros e sob os tapetes, colchões ou roupa de cama. Os percevejos possuem hábitos noturnos e, por isso, costumam esconder-se durante o dia e ser mais ativos à noite, enquanto as pessoas estão dormindo.

O risco de encontrar percevejos aumenta em lugares com alta quantidade de hóspedes noturnos, como hotéis, casas de fazenda, hospitais ou refúgios para pessoas em situação de rua.

Por que é tão difícil combatê-los?

Os percevejos podem viver por até seis meses sem comer e sobrevivem por até 12 meses sem se alimentar de sangue humano, atacando pássaros e roedores.

Alguns fatores associados a algumas residências modernas, como aumento da umidade, falta de circulação de ar, limpeza insuficiente e descuidos com os móveis, também os favorecem, fornecendo áreas de refúgio para os percevejos.

Além disso, o estigma social associado às infestações de percevejos nas residências pode fazer com que as pessoas não procurem profissionais de controle de pragas, o que contribui para o ressurgimento e a resistência dos insetos.

Costas com picadas

CRÉDITO,GETTY IMAGES

Como podemos evitar e controlar os percevejos?

A melhor forma de prevenção é evitar a sua entrada.

Um bom tratamento é o primeiro passo para controlar infestações por percevejos. Mas vêm sendo recentemente detectadas infestações em casas de repouso, hospitais, navios, cinemas, metrô e até em aviões, o que sugere que a boa higiene não é suficiente para evitá-las.

Para controlar os percevejos, a primeira coisa a fazer é confirmar que estamos diante de uma infestação. O uso de inseticidas domésticos não é recomendado, pois poderá piorar a situação e dispersar os insetos, colocando-os em alerta e fazendo com que eles procurem novos espaços no interior da casa.

Em muitos casos, a erradicação exige mais de uma visita de um profissional de controle de pragas.

Entre os inseticidas disponíveis no mercado, os mais usados, devido à sua segurança e eficácia, são as piretrinas e piretroides, dissecantes (ácido bórico), substâncias bioquímicas (óleo de neem), pirróis, neonicotinoides (formas sintéticas de nicotina) e reguladores do crescimento dos insetos.

Para minimizar o uso de pesticidas, o controle deve concentrar-se em métodos mecânicos, como passar aspirador na casa e vedar as fendas nos móveis e nas paredes. A roupa de cama deve ser lavada a pelo menos 60 °C. Para infestações severas, podem ser usados pesticidas, mas é preciso ter cuidado e deixar a roupa de cama, os colchões, tapetes e móveis secarem completamente antes do uso.

Após a eliminação dos percevejos, será necessário cuidado especial para evitar novas infestações, especialmente no momento da introdução de móveis (particularmente de segunda mão) e artigos como roupas, mochilas, bagagem ou roupa de cama, que podem servir de meio de transporte para que os insetos se espalhem e povoem novos territórios.

bbc.com



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News