16/04/2024 05:39:06

Educação
15/12/2021 12:00:00

Enem 2021: resultados dos pedidos de reaplicação da prova estão disponíveis; candidatos reclamam de solicitações negadas

Alunos que tiveram problemas de saúde nas datas do exame ou que foram afetados por problemas logísticos puderam pedir para prestar a prova em janeiro de 2022


Enem 2021: resultados dos pedidos de reaplicação da prova estão disponíveis; candidatos reclamam de solicitações negadas

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 que solicitaram a reaplicação da prova podem consultar, na página do participante, se o pedido foi aceito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As respostas foram disponibilizadas no início da noite desta segunda-feira (13).

Nas redes sociais, jovens que estavam hospitalizados nas datas da avaliação contam que receberam retornos negativos do Inep e que, portanto, perderão a chance de participar do Enem 2021. Leia mais abaixo.

Essa segunda oportunidade de fazer a prova em janeiro de 2022 é dada aos inscritos que, nos dias originais da prova (21 e 28 de novembro de 2021), passaram por situações como:

  • problemas logísticos (falta de luz no local do exame, por exemplo, ou operações policiais como a do Salgueiro, no Rio de Janeiro);
  • desastres naturais (enchentes);
  • falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante (seja no atendimento especializado a pessoas com deficiência ou no Enem digital);
  • erros no procedimento de aplicação que tenham causado prejuízo ao estudante;
  • doenças infectocontagiosas (inclusive Covid-19);
  • ou outros fatores "supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior", segundo o edital do Enem.

Os candidatos que comprovaram se encaixar nos critérios acima dentro do prazo solicitado pelo Inep (até 5 dias úteis após o exame) e tiveram a solicitação de reaplicação aceita farão o Enem 2021 em 9 e 16 de janeiro de 2022. Nesses mesmos dias, participarão:

Candidata com apendicite tem pedido negado

O edital do Enem 2021 apenas menciona "doenças infectocontagiosas" como problemas de saúde que justifiquem a chance de fazer a avaliação em uma segunda data. Internações de emergência não são citadas de forma explícita nas regras.

Ainda assim, a estudante Lais Sobral, de 20 anos, diz que que contava que seu caso fosse avaliado como exceção.

Em 20 de novembro, véspera do Enem, ela foi operada às pressas no Hospital São Vicente de Paulo (RJ) para tratar uma apendicite.

"Comecei a sentir muita dor. Entrei em desespero, porque estava me preparando há muito tempo para o Enem. No dia anterior da prova, isso acontece?", afirma a jovem ao g1.

Ela estava estudando sozinha para tentar pela terceira vez uma vaga em medicina em uma universidade pública.

Lais teve alta no dia seguinte, por volta das 12h, com a orientação médica de ficar em repouso até 5 de dezembro. Ou seja: não poderia participar dos dois domingos de Enem.

Em 29 de novembro, solicitou a reaplicação do exame, mesmo ciente de que seu caso não estava contemplado explicitamente no edital. Anexou os documentos que comprovavam a cirurgia e assinalou a opção de "outros motivos" ao preencher o formulário de justificativa da solicitação do Inep.

Seu pedido de reaplicação foi negado.

Procurado pelo g1, o Inep não se manifestou até a última atualização desta reportagem.

"Eu imaginava que isso poderia acontecer, mas queria acreditar que alguém [no Inep] colocaria a mão na consciência e poderia entender a minha situação", diz. "Procurei um advogado para me ajudar e postei a história nas redes sociais."

Passados 15 dias da cirurgia, Lais foi ao hospital para tirar os pontos. Em exames de acompanhamento, soube que a provável causa da apendicite foi um tumor.

"Pode ser que ele tenha ido embora junto com o meu apêndice. Mas, por segurança, preciso fazer uma nova cirurgia para tirar a região em volta. Vou perder uma parte do meu intestino grosso por isso", relata.

"Estou muito chateada e chocada com tudo o que tá acontecendo. É tudo ao mesmo tempo."

Candidata com síndrome é hospitalizada, perde Enem e não consegue reaplicação

Em Ponte Nova (MG), a candidata Debora Silva, de 19 anos, também perdeu o Enem por motivos de saúde que não estão contemplados nos critérios do edital.

Ela tem uma síndrome chamada Erlen Danlos (doença genética hereditária que afeta principalmente a pele, as articulações e os vasos sanguíneos).

Em 27 de novembro, véspera do segundo domingo da prova, Debora foi internada com dor abdominal, diarreia e vômitos. Só teve alta dois dias depois.

"Por causa da síndrome, constantemente preciso ficar no hospital. Tentei pedir a reaplicação do Enem, mas [a solicitação] foi recusada", conta a jovem ao g1. "Estou perdida. Não sei a quem recorrer."

A reportagem questionou o Inep sobre o número de solicitações feitas e as possibilidades de questionar as respostas negativas, mas não recebeu retorno.

G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News